PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO. VOCÊ SABE O QUE É E PARA QUE SERVE?

arquivo-mfdhz47h3ho2rx4hgcdv_def

*Por Renniê Paro

A ideia é ótima. A perspectiva do mercado em relação a essa ideia inicial é ainda melhor. Então por que a maior parte das ações de comunicação acabam no insucesso? A resposta é relativamente simples: falta de planejamento. Essa palavrinha está tão dentro de nosso cotidiano (planos financeiros, planos de viagem, planos de relacionamento) que nem sempre à damos o devido valor.

O planejamento é uma das partes mais importantes na comunicação de uma empresa, independente de seu nicho ou tamanho, pois ele será o norte das ações que virão em seguida. É por meio dele que concretizamos ideias e propostas para direcionar a comunicação, seja com o objetivo de ajudar no processo de vendas ou gerar awareness.

Divulgar uma empresa, ou seu produto, exige uma troca de informações constante entre cliente e agência de PR e seu objetivo maior é derrubar possíveis barreiras ou entraves entre as partes. Além disso, um planejamento de comunicação é importante para evitar gaps de comunicação. A missão de uma boa agência de PR é manter o ritmo de divulgação de uma empresa, tendo ela novidades ou não. Afinal, como sabemos, a comunicação é um trabalho de formiguinha e não pode ser paralisado.

Antes de tudo é preciso saber responder as perguntas: quem eu quero que saiba da minha empresa? Como essa pessoa consome informação? A partir daí a equipe de PR, em conjunto com seu cliente, deve traçar o rumo da comunicação. Nesse planejamento devem ser listadas quais serão os materiais de divulgação, timing e estratégia a ser seguida.

Vale lembrar que um planejamento de comunicação nunca deve ser engessado. Ele é flexível e dinâmico, podendo ser adaptado a imprevistos que ocorram no meio do caminho. Neste momento você deve estar se perguntando qual é o melhor período para um bom planejamento. Bom, isso depende muito do ritmo de cada empresa e o quanto ela tem de ações previstas. Mas, a princípio, acredito que um planejamento mensal seja ideal, pois trabalha com ações mais próximas e não corre o risco de ficar defasado.

Por fim, o planejamento de comunicação é parte importante de todo o processo de divulgação de uma marca, tornando-se a base para dar o start nas mais diversas ações. Lembrando que muito mais que um documento, o planejamento deve ser fonte de troca de ideias entre a empresa e sua agência de PR.

*Por Renniê Paro

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.