Ir para conteúdo

CLIENTE E AGÊNCIA – UM CASAMENTO

gen_step3

Quem é casado sabe que não é nada fácil. Que nem tudo é um mar de rosas e que problemas e desafios aparecem. Para superá-los é preciso alinhamento constante de expectativas, quanto cada um está disposto a investir na relação e ter objetivos comuns.

Essas características podem ser encontradas também na relação entre clientes e suas agências de PR. Para que os resultados sejam alcançados é preciso, antes de tudo, alinhar quais serão os principais objetivos da empresa na mídia e, a partir daí, traçar um plano de comunicação (já falamos sobre ele aqui).

Alinhadas as expectativas de cada lado, pautados assuntos relevantes e explicado como a imprensa funciona, a segunda etapa é que o cliente entenda a importância de manter um fluxo de insumos para elaboração de materiais de divulgação. Esqueça o filtro, passe tudo o que estiver acontecendo em sua empresa e deixe que a equipe de PR possa te indicar o que chamaria a atenção da imprensa.

Por outro lado, cabe à agência de PR cavar espaços e fazer ronda nas principais redações para manter contato constante com jornalistas estratégicos e, consequentemente, encaixar o cliente em pautas de mercado que estejam sendo feitas.

Transparência é a palavra que deve permear essa relação, em todos os momentos. Sua assessoria deve estar a par de tudo que acontece na empresa, seja bom ou ruim. Em casos de crise, por quaisquer motivos que sejam, a equipe de comunicação deve ser avisada, pois será a primeira a ser acionada pela imprensa, e não dar uma resposta rápida pode causar ainda mais problemas para uma marca.

Enfim, como em um casamento, haverá momentos de discordância e um realinhamento constante, mas é preciso ter em mente que para que a relação seja um sucesso é necessária dedicação diária e foco em manter a imagem positiva da empresa no mercado em que atua. Se ambos os lados tiverem isso claro em mente, tenho certeza que esse casamento será duradouro.

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: