MEDIA TRAINING É IMPORTANTE? SIM!

LVL2_Sec_Image_Media_Traini

*Por Renniê Paro

Vamos lá. Você contrata uma agência de PR, começam as reuniões de imersão, briefing e elaboração de textos (sejam eles releases, notas, artigos, entre outros – já falamos sobre isso aqui). Depois de um tempo, sua equipe de comunicação consegue a oportunidade para que o porta-voz de sua empresa dê uma entrevista sobre o tema em questão.

Data marcada, jornalista na sua frente e logo na primeira pergunta a resposta começa com um “É…então, eu acho que…”. A entrevista segue e a segunda resposta chega com um sonoro “Isso aí eu não faço ideia”. Vida que segue e quando a entrevista é finalizada você pergunta “Quando você terminar de escrever, você me manda para eu ler como ficou a entrevista?”. Resultado – FIASCO!

Tudo isso poderia ter sido evitado caso sua agência de PR tivesse feito um Media Training com o porta-voz da empresa. Esse processo nada mais é que um treinamento para que o representante de sua marca possa se comunicar e relacionar de maneira correta e eficiente com a imprensa. Nele serão abordados os temas que os jornalistas costumam falar, como você deve se comportar, como responder (não o que responder, que fique claro) e também como se sair bem em saias justas.

É possível ainda simular situações e entrevistas para que o porta-voz possa se habituar com o comportamento da imprensa em geral. É claro que este é um processo estratégico e importante para todas as empresas e não se aprende nada de um dia para o outro. Por isso, podemos citar alguns pontos interessantes:

  • Respostas com “é…”, “acho que “ transmitem insegurança ou não conhecimento sobre o que está sendo falado. O jornalista precisa ver em você um profissional seguro e com total domínio em seu tema;
  • Caso não tenha certeza sobre algo ou não tenha, de cabeça, a informação solicitada, basta dizer que não está de posse desses dados, mas que buscará em seus documentos e enviará para o jornalista – e envie de verdade!
  • Nunca, em hipótese alguma, peça para ler o texto de um jornalista antes da publicação! Este material é de total autoria do jornalista e deve ser isento de intervenções de terceiros, ainda mais da fonte.

Enfim, poderia citar outras situações em que o media training seria essencial para evitar problemas e transmitir com clareza e objetividade os valores que sua empresa ou produto entregam para o mercado. Pense nisso 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: