SAIBA IDENTIFICAR O QUE É NOTICIA

images

*Por Gabrielle Ramos

Você pode pensar: é claro que eu sei o que é notícia! De fato, não é tão difícil assim saber o que o que significa, mas o que queremos dizer aqui é, quando você contrata uma assessoria de imprensa, você sabe quais acontecimentos da sua empresa podem virar notícia? Sim, é necessário fazer uma triagem nos assuntos antes de leva-los a imprensa e para isso nós consideramos alguns pontos importantes que listei abaixo.

Relevância: Acredite, algumas coisas podem ser extremamente importantes para a sua empresa, mas não para o público em geral. Antes de passarmos a notícia para o jornalista, precisamos ter a certeza de que o assunto é de interesse de seus futuros leitores.

Público Alvo: Certifique-se de que sua assessoria identificou corretamente o seu público alvo. Sua busca por um investidor não terá sucesso caso sua notícia saia em um veículo que não atinge esse público e, além disso, o que é uma super notícia para os leitores de economia, pode não significar nada para quem está atrás de entretenimento.

Utilidade Pública: Sim, a notícia precisa ter uma finalidade. Pense: isso vai impactar as pessoas de alguma maneira? De que forma o leitor vai encarar esse acontecimento? O público daquela mídia precisa saber desse fato? Essas são perguntas básicas que traduzem facilmente o que é uma notícia ou não.

Por fim, um exercício que gostamos de praticar e que sempre nos ajuda muito é pensar como o leitor final: se eu estivesse lendo, qual seria minha reação diante disso? Se colocar no lugar do leitor é fundamental para entender o que é relevante ou não para o público.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é responsável por Planejamentos Estratégicos e Conteúdo na PiaR Comunição.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.