Veículo de massa – Você está preparado?

*Por Renniê Paro

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em contratar uma assessoria de imprensa querendo ser a matéria de destaque no Jornal Nacional (ou qualquer outro programa, de qualquer outra TV). Pois é, esse é o sonho da vida de todo empreendedor, mas farei aqui o papel de chata – sim, esse é uma dos nossas principais funções.

Quando você colocar no seu plano de ações com a imprensa os veículos de TV, proponho se fazer algumas perguntas: sua plataforma/startup/solução está preparada para atender (e muito bem) todos os consumidores que podem vir de uma matéria na TV? Você tem dados e informações relevantes para passar para esse público (que é mais generalista, portanto pouco adiantam termos técnicos)?

Pois é, antes de cobrar e pressionar sua equipe de PR para sair em programas de TV, pense, repense e pense novamente nessas questões. Além disso, vale lembrar que em matérias de TV você nunca sairá sozinho, ou seja, seu concorrente poderá pegar uma carona na pauta que sua equipe propôs e ganhar tanta visibilidade quanto você.

Por isso reforço aqui, sair na TV é lindo, é ótimo, desde que faça sentido para sua estratégia de negócios. Conseguir um espaço por “capricho”, pode gerar resultados negativos, como: problemas na plataforma que não comporta o número de acessos e cai (gerando uma onda de reclamações), não entrega de produtos pelo alto número de pedidos (fazendo com que as pessoas deixem de consumir da sua marca), entre tantos outros.

Por fim, vale sempre ter em mente que a TV é um meio de comunicação que chega na casa da “Dona Maria” tanto quanto no tablet de um grande executivo, portanto a comunicação deve atender toda essa massa e fazer sentido para o dia-a-dia deles. Caso contrário, ser destaque na TV poderá ser um grande tiro no pé. Pense nisso!

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.