Plano de Comunicação tem que ser flexível

*Por Renniê Paro

Já falamos aqui algumas vezes da importância de um Plano de Comunicação. Sei que muitas vezes pode parecer bobagem, mas ele é uma ferramenta importante para a orientação do trabalho de assessoria de imprensa. É como dizem “Quem não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve”, e não é isso que queremos para a sua marca, não é mesmo?

Pois bem, dito isso e aceito que ele é sim parte essencial do trabalho a ser desenvolvido, quero ressaltar aqui que ele não é – e nem deve – ser engessado. Aqui na agência, enviamos um cronograma ou planejamento de ações todo começo de mês. Isso serve tanto para dar um norte para os atendimentos, como para que o cliente se sinta confortável com as atividades que virão pelas próximas semanas.

Tudo que é proposto tem a obrigatoriedade – sim, obrigatoriedade – de seguir a linha de negócios de cada cliente, procurando e propondo estratégias e veículos que possam ajudar a alavancar uma das duas pontas que tratamos como prioridade: branding e geração de leads.

Por isso, que ressalto que apesar das sugestões, o plano é totalmente flexível. Ele pode ser alterado a qualquer momento, desde que o objetivo seja aprimorar a estratégia e os veículos a serem atingidos. Portanto, sua participação nos planos de ações mensais é essencial e pode enriquecer muito o processo. Então, quando sua agência mandar o cronograma não ache que é “bullshit” 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.