JORNALISTAS…COMO VIVEM, O QUE COMEM? – PARTE III…E FINAL

images

*Por Renniê Paro

Por fim, chegamos a parte derradeira de nossa série para que vocês possam entender melhor a vida dos jornalistas. De tudo que falamos até aqui, a parte mais importante é: fale sobre coisas interessantes. Ainda segundo o site Medium, o grande desafio dos profissionais de comunicação é conseguir dados. E sabe porquê? Porque 71% das empresas simplesmente querem falar só “daquilo que ELAS querem falar” e não abrem as informações que os jornalistas precisam para contextualizar suas matérias.

Entendemos perfeitamente que alguns dados não podem ser abertos para jornalistas – e muito menos para o público final -, mas é preciso entender também que sem dados consistentes a chance de sua pauta não entrar no veículo cresce consideravelmente (daí a insistência de sua equipe de PR para que possamos passar pelo menos algum número relevante).

Ah, um outro ponto importante: evite pedir divulgações de novidades às quintas ou sextas. Isso porque esses são dias em que muitas redações estão em fechamento e se seu assessor ligar, o jornalista (que está na maior correria) poderá não atender, ou pior, bloquear sua comunicação para não ser mais “importunado” por sua marca – e isso não queremos, não é mesmo?

Para finalizarmos, vale estudar e entender o formato que os jornalistas (imagens, tópicos, infográficos, etc). Dessa forma sua comunicação se tornará mais efetiva e com a possibilidade de resultados mais interessantes para sua empresa.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: