QUEREMOS ATINGIR SEU CLIENTE. VOCÊ SABE QUEM ELE É?

sonhar-com-arco-e-flecha

Já falamos aqui algumas muitas vezes que o foco da comunicação é gerar branding e relevância para a sua marca (e não leads – apenas para ressaltar!). É claro que as mídias de massa podem ajudar e potencializar o nome de sua startup, mas será que não seria mais interessante virar “o cara” sobre temas relacionados ao seu setor, diante de outros especialistas do mesmo segmento?

Para que uma estratégia de comunicação seja bem realizada é preciso que agência e cliente possam atuar juntos ao traçar o perfil de consumidor de cada startup, para assim entender como ele consome informação. E aí encontramos um desafio. Você sabe, mesmo, que são seus clientes?

São incontáveis os casos de startups que iniciam um processo de assessoria de imprensa e sequer conseguem nos dizer quais são seus públicos-alvo. A consequência disso? O famigerado “disparo para todos os lados”, o que pode acarretar problemas de identidade de sua marca.

Outro problema pode ser que sua equipe de comunicação ficará totalmente perdida, sem ter um norte para atuar, indo contra aquilo que consideramos o ideal: comunicação é estratégia de negócios e não um bombardeio na mídia.

Enfim, não quero me tornar repetitiva, mas antes de começar um trabalho de PR, pare e pense em todo o seu negócio. O que você tem de realmente relevante para dizer à mídia? O que seu conhecimento e sua startup podem contribuir para o mercado em que está inserido? Quem é o seu cliente e o que ele consome de informação? Caso ainda não tenha essas respostas, talvez seja melhor não iniciar uma conexão com a imprensa nesse momento. Pense nisso!

*Por Renniê Paro

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.