POR QUE É IMPORTANTE QUE OS MATERIAIS DE PR SEJAM APROVADOS COM AGILIDADE?

approved

*Por Juliana Gusmão

Quando uma empresa contrata uma assessoria de imprensa, para que os resultados sejam alcançados é preciso, antes de tudo, alinhar quais serão seus principais objetivos na mídia e seu público-alvo, pois a partir daí conseguimos traçar um plano de comunicação. Aqui na PiaR, por exemplo, traçamos os veículos que são relevantes para cada cliente e elaboramos um cronograma com as principais atividades que serão desenvolvidas no decorrer do mês, seja ela um release, nota, sugestão de pauta ou artigo. Claro que ele é flexível e poderá ser alterado se houver uma notícia de caráter mais importante ou urgente para a empresa.

Após alinharmos todas as expectativas e pautar os assuntos relevantes, é de suma importância que o cliente entenda que para conseguirmos bons resultados, é necessário manter o fluxo de insumos para a elaboração dos materiais de divulgação. Ou seja, toda informação deve ser passada para sua agencia de PR analisar o que é ou não interessante divulgar na imprensa. Deixe que ela faça esse filtro!

Agora vamos ao ponto que interessa – a aprovação dos materiais. Nenhum material que elaboramos vai para a imprensa sem a aprovação do cliente, exceto as sugestões de pauta, que muitas vezes são feitas durante um bate-papo com o jornalista. O que quero dizer é que nós assessores precisamos da sua ajuda para que os materiais sejam aprovados e liberados para conseguirmos cavar ótimas oportunidades e publicações na mídia. Essa agilidade irá nos ajudar com o fluxo de trabalho e, consequentemente, com os resultados durante cada mês.

Essa forma de atuação tem alguns motivos, um deles é que nada melhor do que você para analisar se as informações e dados do material estão realmente corretos; segundo ponto – timing é tudo – ou seja, se você vai fazer o lançamento de um produto daqui 20 dias, nós precisamos de ter todas as informações antecipadamente para elaborar o material, passar pela aprovação e negociar uma exclusiva o veículo que é relevante para seu mercado.

Enfim, é preciso ter em mente que para que a relação empresa X assessoria de imprensa seja um sucesso, é necessário ter uma dedicação diária e foco em enviar o máximo de informações e aprovar os materiais com agilidade. Se ambos os lados tiverem isso claro em mente, tenho certeza que o trabalho renderá bons frutos.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 3 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: