Ir para conteúdo

AGÊNCIAS DE MARKETING SE TORNARAM DIGITAIS. O QUE ACONTECERÁ COM AS AGÊNCIAS DE PR?

marketing-digital

Não é novidade para ninguém que já vivemos a era do pós digital. Não há mais a possibilidade de voltarmos a levar nossas vidas de maneira “analógica” e isso tem impactado todas as áreas, mesmo as mais resistentes. Claro que na comunicação não seria diferente.

Dentro das disciplinas que fazem parte desse segmento, a área de marketing, por exemplo, passou por mudanças drásticas nos últimos anos, inclusive com o surgimento de agências especializadas no ambiente digital. Essas empresas passaram apenas de “criação” para uma célula de inteligência estratégica em anúncios online.

Minha pergunta é: se as agências de marketing tiveram que se reinventar para entender as necessidades de clientes (e clientes de clientes) cada vez mais exigentes e digitais, porquê a mesma lógica não deveria ser aplicada para as agências de PR?

A resposta exata ainda não tenho, mas meu palpite é que caso as assessorias de imprensa não entendam que seu papel mudou e, claro, como isso impacta diretamente a forma como ela atua no mercado, perderão cada vez mais espaço para empresas que sejam mais abertas à modelos que sejam flexíveis às necessidades dos clientes.

Será que o modelo “imersão + briefing + release + exclusiva” ainda é o mais eficiente? Será que implementar cada vez mais processos internos é o caminho? Será que o tão famoso follow ainda surte resultados?

Sim, são muitas perguntas e quase nenhuma resposta efetiva. Mas vale a reflexão. Acredito que ao termos à nossa disposição tantas ferramentas tecnológicas, as agências de PR precisam desapegar do que funcionava há 15 anos e passar a acreditar em modelos cada vez menos centralizadores e mais ágeis, atuando (como as agências de marketing digital souberam fazer) como uma verdadeira célula de inteligência para seus clientes.

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: