size_810_16_9_executivo_bravo

*Por Renniê Paro

Apenas pare!! Vamos falar, mais uma vez, sobre timing.

Colocando em expressões do dia a dia, a agência de PR não é pastelaria (rs). Não pense que, contratando uma assessoria de imprensa, sua marca estará na capa do jornal O Estado de S. Paulo; (não que isso seja impossível, mas não crie essa expectativa).

Já falamos aqui que nossos amigos jornalistas recebem milhares de sugestões diariamente e, sim, a sua é mais uma no meio de tantas. Portanto, o processo para que esse profissional possa parar e ler sobre sua startup de maneira atenciosa, é de médio a longo prazo.

Já aconteceu conosco de, em apenas um mês (aquele em que ainda estamos começando a entender melhor de seu negócio), o cliente cancelar o contrato por falta de resultados efetivos (leia-se efetivos como Folha de S. Paulo, OESP, IstoÉ Dinheiro…enfim, os grandes veículos e, portanto, mais concorridos). Isso gera uma verdadeira frustação interna na agência, pois entendemos o timing de publicações e também sentimos que sequer tivemos tempo de provar o nosso valor como comunicadores de sua marca.

Por isso, batemos tanto na tecla de que sua relação com uma agência de PR deve ser de, no mínimo, seis meses. Parece balela, mas não é. Somos verdadeiros advogados de defesa de sua marca, portanto precisamos de tempo e argumentos para convencer os jornalistas sobre o quão importante é falar de seu negócio.

Portanto, aposte em uma relação duradoura com sua equipe de comunicação, pois só assim ambas as partes saem ganhando. Conhecimento é moeda de alto valor para as agências de PR, pois só assim conseguimos mergulhar no seu negócio e sugerir caminhos estratégicos.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.