VOCÊ JÁ FEZ SEU PLANEJAMENTO DE PR RODAR?

emcontextoconteudodestaque-770x488

*Por Juliana Gusmão

O ano de 2017 já começou com tudo e se você ainda não fez o seu planejamento de PR ou não sabe nem por onde começar, é hora de tirar umas horinhas, fazer um brainstorm, pensar em novas estratégias, alinhar com sua assessoria seus objetivos e tirar o projeto do papel.

O planejamento não precisa ser do ano todo, você pode elaborar de acordo com sua necessidade. Há empresas que preferem fazer a cada três meses, outros a cada seis e alguns a cada um ano. Isso varia de acordo com as ideias e objetivos que se deseja alcançar durante um determinado período.

Para ajudar a dar um direcionamento na elaboração do seu planejamento, listo abaixo algumas dicas que considero importantes:

Qual o seu objetivo?: listar quais são os objetivos que sua empresa espera alcançar por meio da assessoria de imprensa é essencial para conseguir traçar algumas estratégias. Afinal, tudo deve ser alinhado de acordo com suas metas para que o trabalho tenha cada vez mais resultados efetivos;

Quem você quer impactar?: esse é um ponto muito importante que algumas empresas, às vezes, deixam passar despercebido. Identificar seus steakeholders é essencial para conseguir elaborar estratégias e ações mais assertivas;

O que você quer comunicar?: já falamos algumas vezes aqui que nem tudo é notícia. Por isso, é preciso identificar o que sua empresa quer comunicar à imprensa durante o ano. Novas aquisições, aportes, lançamentos e artigos? Sim, tudo isso é importante ser divulgado para ajudar a fortalecer o branding da sua marca. Porém, para que as ações sejam cada vez mais eficientes, marque uma reunião com sua assessoria e faça um brainstorm dos assuntos que poderão ser abordados durante o ano. Dessa forma, ajudará a dar um direcionamento nas ações;

Quais são os veículos estratégicos?: os veículos de comunicação que atingem os stakeholders identificados são, sem dúvida, um ponto muito estratégico para as ações de PR. Com o público e veículos definidos, a chance de sucesso das estratégias se aproxima de 100%.

E aí, está esperando o que para tirar seu planejamento do papel?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 4 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: