A forma de leitura mudou. Repense a forma de escrever também

escrevendo-thumb-600x450-51986

*Por Renniê Paro

Antes de explicar, de fato, o objetivo desse texto, vamos fazer um breve comparativo. Antigamente, a maneira de ser ler era sempre do começo para o fim, sem interrupções ou “pulando” alguns pedaços. Era assim pois as pessoas tinham mais tempo hábil e interesse em se aprofundar em certos temas.

O que mudou? Hoje, temos a mania de ler da forma como achamos mais conveniente. Isso acontece por conta da internet, que nos bombardeia com um “sem número” de informações, 24 horas, 7 dias por semana. Isso prejudica nosso senso de foco e acabamos pulando trechos da leitura, para chegarmos logo ao final e podermos parecer bem informados nas rodas de bate papo.

A grande questão aqui é que essa mudança de comportamento não tem volta, portanto o que nós, comunicadores, temos que fazer é mudar também a forma de escrever nossos textos e, dessa forma, não perdermos audiência. Acredito que a grande sacada é criarmos textos onde todos os trechos sejam interessantes.

Antigamente, focávamos no título e lead (primeiro parágrafo). Hoje, é preciso que não só essas partes sejam chamativas. Nós, jornalistas/assessores e afins, devemos aprender a desenvolver textos onde a informação seja relevante em todos os pontos do material.

Além disso, vale reforçar que as pessoas não têm mais o hábito de comprar jornais ou revistas como era antigamente. Agora o mundo é mobile e é preciso objetividade nos textos, para que os usuários possam ler o que realmente importa, de maneira sucinta e clara.

Portanto, a forma de leitura mudou. Repense também a forma de escrever.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: