Crie pesquisas/dados para abastecer sua assessoria

Pesquisas

*Por Juliana Gusmão

Engana-se aquele que acha que o trabalho de assessoria de imprensa gira em torno somente de materiais como pautas, releases e artigos. As pesquisas e envio de dados sobre o mercado de atuação dos clientes são importantes para ajudar a direcionar o trabalho e criar oportunidades nos grandes veículos, como Folha de S. Paulo, UOL, Estadão, Valor, Exame, entre outros.

Alguns clientes, por exemplo, não entendem a importância de ter dados ou de elaborar pesquisas recorrentes sobre assuntos que são interessantes para o seu mercado de atuação. Além de ser uma boa estratégia para aparecer em veículos de grande nome, a empresa torna-se referência, cria endosso e fica cada vez mais em evidência.

Procuramos sempre orientar nossos clientes a nos enviar o máximo de dados possíveis. Dependendo do assunto, a criação de um infográfico pode render entrevistas, ou até mesmo uma matéria bacana. Tivemos aqui na PiaR o exemplo de um cliente que criou um infográfico onde mapeava o número de vagas nas startups nos principais estados do país. Esse material rendeu várias matérias sensacionais, inclusive para televisão.

Para finalizar, acredito que nós assessores precisamos ajudar a educar nosso mercado, mostrando para o cliente o quão eficaz é trabalharmos com pesquisas e pautas ricas em dados. Dessa forma, entregamos um trabalho qualificado para o cliente (que foge do ciclo comum citado acima), e também para o jornalista, que está sempre em busca de novas informações, estatísticas, pesquisas, entre outros dados, para elaborar uma matéria sobre determinado setor ou mercado.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: