Alinhamento de expectativas (será que dá para fazer tudo que o cliente espera?)

dizer-não-291x300

*Por Renniê Paro

NÃO!
Eu sei que pode parecer uma forma rude de começar um texto, mas preciso ser objetiva sobre a pergunta colocada no título. Caso você contrate uma assessoria de imprensa ou agência de social que diz sim para todo e qualquer pedido que você faça, é melhor desconfiar.

Já falei em outros posts que entendemos que todo empreendedor é apaixonado por sua startup, mas quando você contrata uma agência de PR é preciso que você entenda que contratou especialistas em comunicação e que devem ter um olhar um pouco mais crítico sobre as possíveis divulgações.

Novas funcionalidades, aportes sem números, dados “vazios” e outras informações rasas não rendem publicações. Tentar forçar encontros de relacionamentos também não são boas práticas. Sabemos que alguns clientes podem pedir isso (não seja um deles rs), mas se seu atendimento topar, ficará claro que ele não se importa muito com a relação com nossos parceiros jornalistas.

Outra coisa muito ruim é dar um “by pass” no seu assessor e ligar para o jornalista direto para tentar convencê-lo a mudar o viés da matéria apenas para ser favorecido. E por favor, nunca, em hipótese alguma, peça para ver a matéria antes dela ser publicada ou ir ao ar.

Poderia ficar aqui listando uma série de outros pedidos absurdos, mas acho que esses exemplos são o suficiente. Por isso, antes de cobrar sua equipe de comunicação, pense se o que você quer realmente faz sentido. E, reforço, se a agência de PR que te atende disser “amém” para tudo, desconfie! A chance da sua empresa ficar queimada com jornalistas é grande. 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.