A IMPORTÂNCIA DAS SUGESTÕES DE PAUTA E PORQUE ELAS DEMORAM MAIS PARA “VIRAR” DO QUE UM RELEASE

jornalismo

*Por Juliana Gusmão

Com certeza você já observou nos cronogramas de atividades desenvolvidos pela sua equipe de PR, alguns assuntos nomeados como sugestão de pauta, e que alguns deles, às vezes, se repetem nos próximos meses. Isso é normal, pois o ciclo de uma sugestão de pauta é muito diferente do que a divulgação de um release, artigo ou nota. Vou explicar o porquê!

Quando sugerimos trabalhar com sugestão de pauta, estamos propondo um bate-papo com o jornalista sobre um determinado tema. Nela você propõe uma matéria “completa”, ou seja, é preciso dados de mercado para contextualizar a pauta. Neste caso, você e sua empresa entrariam como fonte para falar do setor de atuação como um todo. Desde o contato com o jornalista até o desenvolvimento da pauta, leva um certo tempo, pois o profissional irá avaliar as informações que foram passadas, ver com seu editor se é viável fazer uma matéria sobre o assunto e buscar novas fontes para compor o material, além de você, claro.

Somente depois da aprovação do editor é que a sequência de entrevistas começa a acontecer. Não tem como pontuarmos um tempo certo de quanto esse processo demora, pois depende muito de veículo para veículo, e também da ocorrência de assuntos factuais (uma vez que o jornalista deixa a pauta de lado para trabalhar com aquilo que realmente é mais relevante no momento). Outro ponto importante é que foi-se o tempo em que uma matéria grande em um veículo impresso era feita somente com uma empresa. Hoje, os jornalistas optam por falar do mercado e utilizam várias fontes.

As sugestões de pauta são muito importantes e sugerimos sempre trabalhar com elas, mesmo que demore dias, semanas ou meses. É uma forma de conseguirmos encaixá-lo em uma matéria maior falando do seu mercado de atuação como um todo. Isso quer dizer que quando você não tiver um assunto tão rico ou importante, tentamos emplacar matérias legais por meios de sugestões.

E aí, que tal pensarmos em vários temas legais para emplacarmos matérias nos grandes veículos?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 5 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Comunicação na PiaR Comunicação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.