A ARTE DE INOVAR E TESTAR NOVAS POSSIBILIDADES NAS MÍDIAS SOCIAIS

shutterstock_373180399

*Por Gabrielle Ramos

Você já deve ter ouvido falar em “flexibilidade” quando o assunto é rede social. E ela de fato é um dos personagens principais para esses canais  e, apesar de oferecer inúmeras vantagens, eles podem também apresentar alguns desafios. Vamos falar sobre isso?

Quando trabalhamos com mídias sociais, temos a possibilidade de atingir milhares de pessoas, de diferentes idades e regiões e isso não é novidade para ninguém. Porém, a flexibilidade que queremos retratar aqui é quanto ao conteúdo publicado em sua rede. Quando destacamos a importância de se ter uma equipe preparada e de um planejamento adequado, é porque isso é realmente relevante para o bom desempenho de suas redes. É por meio desses dois pontos que suas mídias começam a “andar”. Você precisa saber qual o melhor horário para fazer suas postagens, ou seja, qual o período que seu público está online e vai ser atingido pelas suas postagens/campanhas.

Outro quesito a ser analisado e estudado é como essas pessoas consomem as informações: vídeos? Gifs? Enquetes? Isso tudo você precisa e vai descobrir por meio de testes e análises de conteúdo. E não se preocupe, já foi a época arcaica da internet de ter que fazer tudo isso na “unha”. Hoje existem milhares de plataformas que entregam os dados prontos. A única coisa é que você precisará de um especialista para analisa-los e definir quais as melhores maneiras de utilizá-los em suas estratégias.

Sua linguagem também é algo adaptável quando falamos em mídias sociais. Você pode e deve falar exatamente a língua do seu público-alvo. Isso tudo parece algo bem simples de se fazer, não é mesmo? Mas não é. Você pode traçar milhares de estratégias e na hora de colocar em prática, simplesmente não funcionar. Sim, pode acontecer. Lembra que falamos em desafios? Sem contar que para cada rede você deverá fazer um planejamento, afinal, as pessoas utilizam e reagem de maneiras diferentes em cada uma delas. Mas fique calmo. A boa notícia é que a tal da flexibilidade te dá a chance de testar inúmeras estratégias. Elas apenas precisam ser testadas até que você ache alguma que realmente funcione. E também, depois de um tempo, as estratégias correm o risco de ficar velhas e desatualizadas. Afinal, estamos falando de algo que muda muito rápido e precisa de total agilidade. Aí você poderá inovar e começar tudo outra vez até que sua empresa esteja nos trilhos novamente.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.