RELATÓRIOS EM SM? SIM! E COM ANÁLISE COMPLETA, POR FAVOR

008

*Por Gabrielle Ramos

A palavra relatório sempre nos remete a algo maçante, porém necessário, certo? Talvez eles realmente sejam chatos, mas como já disse, precisamos deles. E quanto mais completos, melhor. De que adianta todo seu esforço se ele não for medido e apresentado ao cliente? E nas mídias sociais não é nada diferente. Precisamos medir nosso desempenho sim! E ainda precisamos entregar relatórios com uma análise de dados para que o cliente compreenda nosso trabalho. Difícil? Menos do que parece.

E como começar? Vamos lá. Algumas informações são de extrema importância e precisam estar no seu relatório, como por exemplo, número de curtidas e compartilhamentos, número de seguidores e fã (sim, eles têm diferença), dados demográficos (Quem eles são? Quantos anos eles têm? Da onde eles são?) e comentários. Seguindo estes indicadores, a chance de ser um bom relatório já é bem grande. O que você tem que levar em consideração são os objetivos da marca nas redes e, de acordo com cada um, dar maior destaque as informações pedidas.

Outro ponto importante é o seu relatório pode estar lindo e supercompleto, mas lembre-se de que nem sempre o seu cliente entende os gráficos que você cria. Pode parecer simples para quem entende, mas ele te contratou justamente porque você é o especialista, não ele. Claro que não precisa criar textões mas é sempre bom deixar algumas informações claras, caso a pessoa que vá receber o relatório não entenda algum gráfico ou termo utilizado.

Costumo fazer um resumo colocando as principais informações e alguns comparativos dos meses para mostrar a evolução dos relatórios, mas isso é a maneira que eu encontrei dos nossos clientes entenderem mais rapidamente o que será apresentado. Logo em seguida apresento todos os gráficos com legendas e me coloco a disposição, caso fique alguma dúvida. Lembre-se que não adianta nada ter uma ótima apresentação, se ela não for compreendida.

E por fim, esteja atento às necessidades do seu cliente. Justifique quedas de performance e até mesmo o aumento delas. Ele precisa entender o que e como as coisas estão acontecendo em suas mídias. Aproveite para sugerir melhorias ou novas ações para que as páginas ampliem o desempenho cada vez mais.

*Gabrielle Ramos é jornalista formada desde 2012 na Universidade Nove de Julho, com especialização em Marketing Digital pela E-commerce School e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Com 08 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Coordenadora de Planejamentos Estratégicos e Mídias Sociais na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: