A BOA E VELHA EDUCAÇÃO!

010

*Por Renniê Paro

Você provavelmente está pensando “qual a ligação desse tema com comunicação”? E eu te respondo: a ligação é íntima e essencial para um bom desenvolvimento do trabalho de PR ou Social Media. Na verdade, a educação é item essencial para toda e qualquer relação.

O que já passei algumas vezes, e infelizmente vejo se repetir, é um grande número de pessoas que, por conta de sua posição social ou por estar contratando um serviço, se acham no direito de desrespeitar ou tratar mal seus fornecedores. Será que isso é inteligente quando queremos atingir um objetivo?

Na minha opinião, não! Acredito que a cultura do compartilhamento de ideias/metas e sentimento de pertencimento de um projeto é o que faz a diferença para que sua equipe de PR, por exemplo, consiga traçar caminhos verdadeiramente estratégicos.

Gritar, mandar mensagens mal-educadas ou grosseiras cobrando ações só geram o resultado contrário do esperado. A pessoa se sente desrespeitada, ofendida e fica com um sentimento de “não faço parte disso”, portanto a produtividade cai, inevitavelmente.

Não quero dizer aqui que a cobrança por resultados é algo ruim (porque de fato não é), mas existem formas e formas para realizar cobranças, indicar mudanças de caminho ou mesmo apontar erros. E o fato de você ser um contratante ou CEO da “maior empresa do mundo” (modo de dizer rs), não quer dizer que você tenha o direito de menosprezar outros profissionais.

Além do mais, acho que quando contratamos um serviço é porque não sabemos realiza-lo sozinhos, não é mesmo? Então porque diminuir o profissional que você mesmo escolheu para te ajudar? (não faz muito sentido na minha cabeça).

Por fim, fica aqui a indicação de ler um pouco mais sobre a Síndrome do Pequeno Poder que pode ser traduzida no ditado popular “Quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela”. Se interessar, tem mais informações aqui.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: