FALAR SÓ SOBRE A SUA EMPRESA NÃO É INTERESSANTE

*Por Renniê Paro

Redes sociais, aplicativos, plataformas…é incontável o número de recursos que existem atualmente (e sabe-se lá quantos outros ainda estão por vir) que invadem nossas vidas, algumas vezes de forma discreta, outra nem tanto, que servem (lá no fundinho) para um único propósito: expressão.

Vivemos em um momento em que não há mais um único ser que possa se considerar isolado ou que não tenha “voz” diante da sociedade em que vive. Seja por meio de vídeos, posts ou qualquer forma de comunicação, as pessoas ganharam espaços (públicos e privados) de manifestações de suas vontades, valores e opiniões.

Certo! Mas o que isso tem a ver com Assessoria de Imprensa? TUDO!
Se estamos na era onde todo mundo fala, alguns conceitos e regrinhas dos jornalistas também tiveram que se adaptar. Vamos dar um exemplo para que fique mais claro.

Um jornalista recebe a informação de que uma startup chegou ao mercado e resolve o problema de logística de pequenas e médias empresas de entregas em São Paulo (e pode ter certeza que esse não é um problema pequeno por aqui). Esse profissional pode até achar interessante, mas não vai publicar uma matéria sobre essa startup por um único motivo: “estamos falando de apenas uma empresa desse segmento”.

Agora pense, e se ligássemos para esse mesmo jornalista e propuséssemos que ele elaborasse uma matéria sobre as dificuldades do setor de logística no país, o quanto de dinheiro já foi perdido por conta de soluções arcaicas e como, com a chegada de novas startups e suas tecnologias, esses problemas podem ser solucionados, aprimorando toda uma cadeia?!

Consegue perceber a diferença? Quando falamos de apenas uma startup o “chamariz” para o jornalista pode não ser tão interessante quando falamos de um mercado, seu problema e como alguns players têm quebrado paradigmas.

Sei que já comentei isso com alguns de vocês, mas volto a frisar a importância de pensarmos em pautas de mercados e nichos específicos e como inserir as startups dentro de um contexto maior. Somente assim conseguiremos espaços relevantes e a confiança dos jornalistas. Pense nisso 😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: