*Por Renniê Paro

B2B ou B2C?! Sim, são modelos de negócios, focos e, claro, comunicações completamente distintas. A primeira é uma empresa/startup que fornece seus produtos ou serviços para outras empresas, ou seja, a comunicação é um pouco mais técnica, com base em negócios, empreendedorismo, inovação.

Por outro lado, a segunda é totalmente voltada a atender as demandas e necessidades do consumidor final. Ou seja, a proposta é solucionar problemas do dia a dia do cliente. Nesse caso, a comunicação pode seguir uma linha mais leve, descontraída e, claro, com uma linguagem simples e acessível.

Por isso, quando você contratar uma agência de PR ou Social (ou os dois), pare e pense em quais desses dois modelos sua startup se encaixa. Após definir seu escopo de trabalho, será o momento de orientação da sua equipe de assessoria de imprensa para que as estratégias de comunicação sejam mais assertivas.

Já aconteceu de ouvirmos “Nosso negócio é B2B, mas também somos B2C”…poxa, essa não definição gera uma falta de identidade e gera uma imagem esquizofrênica na imprensa, o que nunca é bom (nem para a mídia, muito menos para uma marca).

Tentar “abocanhar” todos os espaços e oportunidades com a imprensa, de forma desregrada, pode gerar mais problemas do que soluções para a sua empresa. Por isso, repense o foco de sua startup e ajude a conduzir os processos e estratégias de comunicação de maneira realmente eficaz.

😉

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Comunicação na PiaR Comunicação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.