Ir para conteúdo

B2B OU B2C? A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO É DIFERENTE PARA CADA UM DESSES FORMATOS

B2B ou B2C?! Sim, são modelos de negócios, focos e, claro, comunicações completamente distintas. A primeira é uma empresa/startup que fornece seus produtos ou serviços para outras empresas, ou seja, a comunicação é um pouco mais técnica, com base em negócios, empreendedorismo, inovação.

Por outro lado, a segunda é totalmente voltada a atender as demandas e necessidades do consumidor final. Ou seja, a proposta é solucionar problemas do dia a dia do cliente. Nesse caso, a comunicação pode seguir uma linha mais leve, descontraída e, claro, com uma linguagem simples e acessível.

Por isso, quando você contratar uma agência de PR ou Social (ou os dois), pare e pense em quais desses dois modelos sua startup se encaixa. Após definir seu escopo de trabalho, será o momento de orientação da sua equipe de assessoria de imprensa para que as estratégias de comunicação sejam mais assertivas.

Já aconteceu de ouvirmos “Nosso negócio é B2B, mas também somos B2C”…poxa, essa não definição gera uma falta de identidade e gera uma imagem esquizofrênica na imprensa, o que nunca é bom (nem para a mídia, muito menos para uma marca).

Tentar “abocanhar” todos os espaços e oportunidades com a imprensa, de forma desregrada, pode gerar mais problemas do que soluções para a sua empresa. Por isso, repense o foco de sua startup e ajude a conduzir os processos e estratégias de comunicação de maneira realmente eficaz.

😉

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: