QUAL A SUA IDENTIDADE?

“O que sou?” “Onde estou?” “Quem sou eu?”

Parece um monte de perguntas novas, mas são essenciais para a área de comunicação. Já comentei um pouco sobre isso no último texto, mas acho que vale o reforço.

Assim como provavelmente você consegue definir sua personalidade, quem é você, como age, entre outros aspectos, é preciso que a sua startup também tenha uma definição. Um exercício que praticamos internamente na PiaR e levamos para nossos clientes é: “Você consegue definir o que sua empresa em uma frase?”

Dá para contar nos dedos quem conseguiu isso logo no primeiro momento. Pode parecer simples, mas não é. E na verdade, muitas vezes é preciso dias e dias de pensamento sobre essa definição. E é preciso deixar claro que esse passo é essencial para direcionar os esforços de comunicação.

Muitas vezes temos poucos minutos para fazer o pitch para o jornalista ao telefone, daí a relevância de termos claro e objetivo uma definição. Somente assim o contato com o jornalista poderá ser efetivo. Quando o “quem você é” muda de tempos em tempos, a comunicação se dispersa e o profissional de mídia passa a ver você e sua startup como uma empresa que “faz tudo, mas não é especializada em nada” (e isso pega mal).

É importante ressaltar que a comunicação é parte de uma engrenagem muito maior dentro de uma startup. Ou seja, a identidade de uma empresa deve ser uma só e ser refletida para as agências de PR, Marketing, Social Media…entre outras áreas que refletem o espírito de sua empresa.

Por isso, se você ainda não consegue definir quem sua startup é em apenas uma frase, melhor não contratar nenhuma das agências que comentei anteriormente. Dê um passinho para trás, refaça a lição de casa e depois aposte em PR. Somente assim as estratégias farão sentido.

😉

*Por Renniê Paro

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.