Ir para conteúdo

APORTES – COMO ANUNCIAR PARA A MÍDIA?

Dentro do ecossistema das startups, vemos muitos movimentos de aportes e investimentos nos mais diversos segmentos. Um dos que mais cresce e recebem valores significativos é o do agronegócio, que tem destacado a atuação das agtechs. Além disso, ainda vemos as fintechs, lawtechs e hrtechs chamando atenção.

Em janeiro, pudemos presenciar o aporte de um bilhão de dólares da 99, tornando-a o primeiro unicórnio brasileiro. Airbnb, Snapchat, Pinterest e Spotify também são exemplos mundiais que receberam grandes volumes financeiros. No Brasil, destacamos o Nubank.

Claro que receber investimentos é ótimo, mas a questão desse texto é: como anunciar esse aporte para a mídia? Como já comentei antes, não existe uma fórmula engessada para seguir, mas existem alguns passinhos que podem ajudar a ganhar destaque.

O primeiro é o timing dessa informação. NUNCA comece a divulgação antes dos documentos oficiais estarem devidamente assinados por ambos os lados (isso pode gerar um problema judicial absurdo, caso não tenha sido feito com os cuidados necessários). Depois disso, é preciso que as interfaces dos interessados (ou seja, a do seu cliente e a do investidor) estejam alinhadas com a divulgação proposta (assim todos ficam na mesma página, somam forças e ganham juntos).

Depois disso, um bom caminho a seguir é propor uma matéria exclusiva para um dos grandes veículos que falam de negócios. Nesse momento, é preciso um trabalho de pesquisa e entendimento de cada perfil dos veículos que possam se interessar. Quando o assunto é aporte, por exemplo, muitos possuem políticas de ‘o mínimo’ de valor para que possam fazer a divulgação. Para ilustrar, um aporte de um milhão de reais, advindos de amigos/família, não despertará o interesse do Valor Econômico.

Por fim, depois de negociar e fechar a exclusiva com algum veículo (lembrando que quando falamos ‘exclusiva’ é porque essa informação não poderá ser passada para mais ninguém antes que seja publicada), o melhor caminho é pulverizar a notícia para outros veículos e redes sociais, para atingir o maior número de pessoas 😉

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: