Ir para conteúdo

SE TEM MAIS INFORMAÇÕES RELEVANTES, VÁ ALÉM DO BRIEFING!

O assessor fechou a entrevista dos sonhos com aquele veículo que você sempre idealizou? Show de bola! Mas para que tudo corra bem, é essencial ter um material com algumas informações para direcionar o bate-papo e não ter perigo de nada dar errado.

Mais conhecido como briefing, ele contempla informações que são essenciais para serem abordadas durante uma entrevista ou encontro de relacionamento. Buscamos sempre entender o que o jornalista procura e quer falar, para depois enviar alguns tópicos que direcionem a conversa.

Nele, costumamos colocar pontos sobre como a empresa surgiu; o diferencial do seu negócio; os benefícios; dados de mercado para contextualizar e dar insumos para o jornalista fazer uma abordagem mais abrangente (lembrando que não temos como garantir que realmente sairá uma matéria depois de uma entrevista ou encontro); números que são importantes serem mencionados e que podem ser divulgados, entre outros dados.

Acho importante destacar que também damos dicas do que não dizer ou não fazer. Tivemos algumas situações aqui na PiaR, por exemplo, que o cliente disse “vou te contar isso em off, mas não vai publicar hein”; ou porta-vozes falando de números que não podiam ser divulgados. Enfim, deslizes que podem ser evitados.

Para finalizar, acho importante dizer que vocês, clientes, têm total autonomia para ir além do briefing. Se você tem alguma informação que acha que é importante e que pode ser compartilhada, fale! Não se prenda somente nas orientações que sua assessoria de imprensa dá. Se for para agregar valor e corroborar de alguma forma com o jornalista, não filtre! Tenho certeza que dessa maneira o relacionamento com o profissional melhora 100% e você se torna uma fonte confiável para futuras pautas.

*Por Juliana Gusmão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: