ACEITOU O CONVITE DE ALGUM VEÍCULO PARA SER COLUNISTA? CUMPRA O COMBINADO

*Por Juliana Gusmão

Hoje em dia, conquistar um espaço em um grande veículo para ser colunista é muito difícil e concorrido. Alguns já têm profissionais que são fixos e escrevem toda semana, uma vez por mês ou a cada 15 dias, o que dificulta cavar uma oportunidade para os clientes.

O trabalho é de formiguinha, mas não impossível. Conversamos muito com os jornalistas, marcamos encontros de relacionamento e discutimos alguns temas que os empreendedores podem abordar. Tudo isso com o intuito de conseguir o tão precioso espaço de colunista. Nem sempre dá certo, mas seguimos com a estratégia.

Quando esse processo se concretiza e finalmente recebemos o convite para o cliente ser colunista, algumas dicas são essenciais e devem ser levadas a “ferro e fogo”:

  • Aceitou o convite, então cumpra o prazo do envio dos textos: ao longo do último ano, conseguimos alguns espaços importantes para os clientes expressarem sua opinião sobre determinado assunto, seja ele polêmico ou não, ou sobre o seu mercado de atuação. Nesse ponto, é importante destacar a importância de se cumprir os prazos. O jornalista elabora um cronograma de postagens e conta com seu comprometimento para cumprir o combinado. Portanto, não falhe!;
  • Quem escreverá o texto, sua assessoria ou você mesmo?: a resposta correta é “eu”, “minha assessoria” ou “ambos”. Alguns empreendedores optam por escrever o material para sua coluna, mas em alguns casos, costumamos marcar um bate-papo para colher o briefing para que o texto seja elaborado o mais próximo possível do raciocínio de cada um. Se essa é a dúvida para aceitar um convite para ser colunista, resolvido!;

Por fim, ser colunista em um veículo importante e relevante é uma oportunidade para poucos. Por isso, quando seu assessor avisar que conseguiu esse espaço, antes de aceitar, pense se você vai conseguir cumprir todos os prazos. Após o convite aceito, é só colher os bons frutos que essa publicação renderá para seu negócio.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 6 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: