O BRIEFING É A CHAVE PARA UM BOM TRABALHO

*Por Juliana Gusmão

Sabemos que quanto mais informações você encaminhar sobre determinado assunto para sua assessoria de imprensa, a chance de criarmos um planejamento completo, com estratégias que são eficazes para sua marca, é maior. Digo isso porque quanto mais informativo for o briefing, melhor para realizarmos nosso trabalho junto à imprensa.

Já passamos por situações em que o cliente gostaria que fizéssemos uma divulgação específica, mas o mesmo não soube passar um bom briefing. Sem isso, ficamos um pouco amarrados em relação à criação de novas pautas e também de estratégias com as mídias.

Outro ponto que considero de extrema importância é o fato de realizarmos call semanais ou até mesmo quinzenais. Dessa forma, a comunicação entre assessoria e cliente fica o mais redonda possível, evitando que as informações se percam no meio do caminho ou que o cliente esqueça de nos passar um briefing sobre determinada conquista.

Por fim, acredito que o um briefing é aquele que responda o máximo de perguntas e dúvidas possíveis. Se colocar no lugar dos jornalistas, às vezes, é essencial para tirarmos informações que o cliente, sem querer, não acredita serem relevantes naquele determinado momento. Uma dica que costumamos dar para nossos clientes é “desligue o filtro e deixe que a gente te diga o que é ou não interessante para divulgar”. Dessa forma, quanto mais informações tivermos para elaborarmos uma divulgação, mais chances temos que conquistar bons resultados e espaços na mídia.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com 6 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.