Ir para conteúdo

NÃO INVENTE DADOS, NEM ALTERE NÚMEROS DE SUA EMPRESA

Durante esses anos trabalhando com assessoria de imprensa, já vi muito empreendedor passar dados que não condizem com a realidade da sua startup. Minha opinião? Não faça! Isso porque o jornalista investiga e apura todas as informações, lê bastante e qualquer divergência entre os dados pode causar um mal-estar para você e também para sua empresa.

Uma dúvida muito comum: mas não abrimos faturamento e também não mencionamos nosso crescimento, como podemos prosseguir? Sabemos que muitas empresas não conseguem divulgar essas informações, mas quando falamos com veículos de negócios, onde esses dados são importantes, temos que encontrar alternativas para não perder a oportunidade. Abordar uma porcentagem ou algo aproximado pode ser a saída.

Já tivemos situações em que o empreendedor deu uma entrevista para o Valor Econômico e mencionou o crescimento da empresa. Semanas depois, o mesmo jornalista conversou com ele novamente para tirar uma dúvida sobre um ponto da entrevista e o dado já não era mais o mesmo, o que causou um estranhamento e questionamento por parte do jornalista.

Quando o assunto é relacionado a dados, procuramos sempre manter a mesma linha de raciocínio e nunca, em hipótese alguma, superfaturar um número ou valor. Se os números que você tem a apresentar são baixos ou irrelevantes, alinhe com sua assessoria de imprensa a melhor saída para quando o jornalista te questionar. E lembre-se: quando sua equipe de PR conseguir uma oportunidade em grandes veículos de negócios, apresentar um número que mostre o quanto sua empresa está consolidada no mercado é importante.

*Por Juliana Gusmão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: