CLIENTE SUMIU! E AGORA?

*Por Renniê Paro

Hoje meu papo é reto com você, colega de profissão!

Meu anjo mágico da comunicação, vou te contar um “segredo”: o cliente sempre some!! Uns mais, outros menos! Mas ele não está sentado na mesma sala que você (tirando a galera que tem PR interno, claro), mas na maioria das vezes, ele está longe, às vezes até em outros estados ou países.

O ponto aqui é: se todos os materiais que são enviados para a imprensa devem passar pela aprovação dele, e ele some e não dá retorno algum por dias e dias, o que você faz para ter resultados?

Como em outros momentos já disse, não há receita de bolos e nem acredito em processos engessados, mas posso dar algumas dicas:

– Se você percebe que o perfil do seu cliente é aparecer raramente, transforme cada momento com ele em algo singular. Aproveite os segundos para colher o máximo de informações sobre o negócio dele. Mesmo que você não vá usar agora, nos momentos de “sumiço” você já terá uma cartinha na manga;

– Releases, notas e artigos devem sempre passar por aprovações! Mas sugestões de pauta não. Por que você não faz mais uso desses recursos, por meio de pesquisas com entidades que sejam ligadas ao setor do seu cliente e desenvolva sugestões sobre o mercado, colocando-o como fonte?;

– Ele nunca tem tempo para você ao telefone e desaparece em dias de calls? No problem, baby! Pegue uma data e vá até a empresa. Se sua interface não estiver disponível, OK! Você pode falar com o pessoal do comercial para entender o fluxo de vendas, com a galera de TI para entender funcionalidades ou mesmo com o atendimento ao cliente para criar uma pauta de UX.

E aí, quais outros caminhos você tem encontrados para dar aquele jeitinho no seu cliente?

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: