ADAPTAÇÃO: ASSESSORIA X REDAÇÃO

*Por Renniê Paro

Não posso, de modo algum, meter o bedelho na vida dos meus colegas de redação, porque nunca trabalhei em uma e não faço ideia dos prazeres e dores dessa área. Mas do outro lado do balcão, ou seja, PR pura é simples, acho que meus mais de 10 anos de experiência me dão um espacinho para palpitar.

Já passei por algumas agências, de diversos tamanhos, e vi profissionais de redação migrando para assessoria de imprensa. Os motivos para isso são muitos, mas já ouvi que é um ramo mais estável, com mais chances de crescimento de carreira e financeiro.

O que noto sobre isso é que nem sempre essa migração dá certo. Nos casos que acompanhei de perto como gestora, isso acontece primeiro pelo ritmo de entregas. Sei que na redação há um acúmulo de funções e tem o fechamento fungando no pescoço dos jornalistas. Mas em uma agência, um atendimento costuma ter cinco (ou mais clientes), todos exigindo atenção e entregas de qualidades, sobre os assuntos mais diversos possíveis e, claro, o gestor da PR também fungando no pescoço. Entende a loucura? O ritmo é insano (não que eu não goste rs).

Outro ponto que acaba sendo crítico é o estilo de escrita. Em PR temos que seguir alguns modelinhos de materiais e na redação a pegada é outra! O assessor quer vender o seu cliente e o jornalista quer vender a sua matéria, que é muito mais ampla e aprofundada. Isso acaba, em alguns casos, gerando um bug na cabeça de quem acaba de migrar de área.

Não quero fazer ninguém de redação desistir de vir para PR e nem o contrário. Acho que todos devemos nos experimentar e arriscar novas atividades. Só vale o aviso de que nem sempre o caminho será fácil. Mas acho que toda mudança é boa quando vira aprendizado. Pense nisso!

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Customer Success e Marketing na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: