COMO FAZER UM RELATÓRIO DE SUCESSO?

Ferramenta bastante utilizada no mundo corporativo e em muitas startups, os relatórios são considerados eficazes e uma das melhores alternativas para mostrar o desempenho do seu trabalho, para exemplificar algumas situações, ou até mesmo para reunir em um só local todas as informações que consideramos importantes.

Algumas empresas fazem relatórios semanais, quinzenais, semestrais, bimestrais e por aí vai. Aqui na PiaR, por exemplo, adotamos a prática do relatório mensal, onde incluímos todas as atividades realizadas durante o mês, as ferramentas que foram utilizadas (releases, pautas, artigos e notas), encontros e entrevistas, as dificuldades que tivemos com um determinado assunto, e fazemos um gráfico evolutivo referente ao período em que o cliente está na agência. Além disso, procuramos destacar também os três melhores resultados e os demais veículos em que o cliente esteve presente.

Claro que diariamente conversamos com os clientes, alinhamos todas as demandas e os posicionamos como está o andamento de cada atividade. Porém, no início do mês seguinte, optamos por encaminhar um relatório bem completo e simplificado para que o cliente tenha acesso a tudo que foi trabalhado e possa consultar sempre que houver necessidade. Essa é uma forma das informações não se perderem e dele avaliar o trabalho como um todo.

Por fim, acredito não existe fórmula mágica para realizar um bom relatório. O mais importante é procurar envolver seus clientes na sua rotina e não deixá-los no escuro. Afinal, todo mês ele investe um budget considerável no trabalho de assessoria e nada mais justo do que estar por dentro de tudo o que acontece.

*Por Juliana Gusmão

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.