O QUE O MUSEU NACIONAL TEM A VER COM O SEBRAE?

* Por Bruno Pinheiro

Pois é. Essa pergunta não sai da minha cabeça. Depois de gerar comoção nacional com a tragédia que se abateu na Quinta da Boa Vista, o incêndio acabou por atingir também todo o ecossistema empreendedor do Brasil. Não fez a ligação ainda? Eu explico: o Governo Federal autorizou a criação de uma Agência Nacional de Museus. O que é ótimo. Mas a verba para isso foi tirada do Sebrae. DUZENTOS MILHÕES DE REAIS a menos para programas de incentivo ao empreendedorismo.

Poucos se deram conta do tamanho dessa tragédia. Mais do que incendiar nosso passado, o fogo no Museu Nacional, pelas mãos do Governo Federal, vai queimar nosso futuro. Pois o empreendedorismo é a solução de uma economia que anda a velocidade de transatlântico. Como podemos ser governados por pessoas que não têm a menor visão de futuro?

Deixo bem claro que minha crítica não é sobre qualquer ação, extremamente necessária, que tenha o objetivo de evitar que outros incêndios abatam outros museus. Minha tristeza é ver que o poder executivo tirou dinheiro do ÚNICO lugar que não deveria mexer.

Para quem não sabe, o Sebrae tem inúmeros programas de incentivo, fomento e capacitação ao micro, pequeno e médio empreendedor. Você vê na prática, sete dias por semana, alguma ação do Sebrae que tenha impacto real na vida de quem quer ter seu próprio negócio.

Não é aceitável que o ecossistema seja impactado dessa maneira. Não é admissível que um governo tenha 40 ministérios, gigantes privilégios, e retire verba da força motriz da economia nacional. Se isso de fato acontecer – o Sebrae reagiu rápido e vai ao STF contra a medida – é andar quilômetros de ré em tudo o que o ecossistema avançou nos últimos 6, 7 anos.

O que pode ser feito? Do ponto de vista prático, votar melhor, haja vista que as eleições acontecem em 3 semanas. Escolher quem, de fato, olhe para o empreendedorismo com o carinho que ele merece. Selecionar os candidatos, tanto do executivo quanto do legislativo, que apresentem uma defesa incondicional de quem quer empreender e fazer a roda da economia girar.

Votar em quem tenha coragem de tirar esses 200 milhões de reais dos privilégios que os políticos têm. Essa é a minha esperança. Porque o cenário atual mostra que o governo federal quer fazer de tudo para atrapalhar o empreendedorismo. É mais um obstáculo que vamos ter de transpor.

* Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 130 startups nos últimos 8 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 40 startups no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: