*Por Juliana Gusmão

Se você contratou uma assessoria de imprensa pensando que eles vão resolver todos seus problemas e que você não vai precisar se preocupar com mais nada que diz respeito a comunicação da sua empresa, está muito enganado. Digo isso porque não colocamos nenhuma estratégia em prática se não for devidamente alinhada com o cliente e também não divulgamos nenhum material para a imprensa se o empreendedor não tenha dado um ok sobre o assunto.

Acredito que assim como qualquer outra parceria, tem que ter uma troca. Não tem como sua equipe de PR ficar por dentro de todos os assuntos se o pessoal do marketing ou você, empreendedor, não nos passar as informações necessárias para avaliarmos o que é ou não relevante para a mídia.

Para se ter uma ideia, já tivemos uma situação aqui na PiaR em que um cliente simplesmente ignorava nossos e-mails e contatos sobre as demandas que conseguíamos. Claro que ele não fazia isso por mal, mas sim porque ele estava sobrecarregado e não conseguia dar a devida atenção para aquilo. Depois que um colaborador foi contratado para assumir o marketing, o fluxo de trabalho melhorou da água para o vinho. Afinal, o cliente está investindo grana em um plano estratégico de comunicação e não faz sentido você não dar a devida atenção que nós precisamos em algumas situações.

Se você quer ser referência em seu mercado de atuação ou quer ter uma frequência na mídia, é necessário sim dedicar um tempo para a área de PR. Digo isso porque vocês (clientes) é quem são os especialistas e nós estamos aqui para estudar e estruturar a melhorar estratégia para que vocês ganham evidência.

Por fim, se seu assessor está ali te pentelhando em todos os canais de comunicação que vocês estão conectados, é porque o assunto é importante e precisamos de uma atenção especial. Se você opta por nos ignorar, podemos perder oportunidades importantes e você nunca terá o retorno do investimento realizado. Pense nisso!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.