AS MUDANÇAS NO MERCADO DE STARTUPS

*Por Juliana Gusmão

Estima-se que hoje, temos entre 10 e 15 mil startups no Brasil. Se pararmos para comparar com anos anteriores, o número praticamente dobrou. Em 2012, por exemplo, haviam aproximadamente 2.500 startups cadastradas na base de dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e hoje, esse número passa de 6 mil. Outro dado importante que mostra a evolução desse mercado está em um estudo feito pela startup do Texas (EUA). A Expert Market, apontou que o Brasil está em 5º lugar como um dos melhores países para empreender.

Esses dados mostram o quanto o mercado de startups evoluiu nos últimos anos e quando falamos sobre comunicação, isso não é diferente. Todos sabem das mudanças que os veículos de mídia têm passado e isso impacta diretamente o retorno de resultados e na estratégia para tornar sua empresa cada vez mais conhecida no mercado.

Vários jornalistas estão sendo demitidos ou migrando para outras empresas, mas isso não significa que temos que desistir, é preciso seguir em frente com o propósito de melhorar cada vez o ecossistema, principalmente quando o assunto é assessoria de imprensa.

Por outro lado, mesmo com esse cenário, muitas vezes desanimador, os empreendedores já entenderam a importância de investir em uma agência de PR. E, nos últimos anos, pudemos ver uma procura enorme nos serviços que englobam branding, endosso e reputação das marcas. Afinal, um bom trabalho de comunicação não é somente conquistar aquela Televisão tão desejada ou a capa de uma revista de grande circulação, e sim orientar se mostrar o passo a passo do que é ou não interessante de se fazer para o mercado.

Outro ponto que não podemos deixar de falar é na pulverização dos eventos proprietários. Nos últimos anos, a aposta nesse tipo de negócio tem sido constante e as cobranças em relação ao trabalho de assessoria de imprensa também – no sentido de retorno de vendas de ingressos. Já falamos algumas vezes por aqui e acredito que futuramente haverá mudança em relação a essa estratégia, mas os veículos têm deixado cada vez mais de lado publicar notícias sobre determinados eventos, ao menos que algum tema de grande impacto seja discutido. Vale ficar de olho!

Mas é bacana falar também sobre a evolução das startups que estão fora do eixo Rio/São Paulo. Segundo o InovAtiva Brasil, programa que ajuda empreendedores iniciantes a transformar tecnologias promissoras em empresas de rápido crescimento, além de promover a inovação aberta, integrando startups inovadoras à cadeia de valor de grandes empresas, regiões como norte e nordeste que antes não tinham uma participação em programas como esse, passaram a ter uma representatividade e isso também ilustra o poder que o mercado de startups têm.

Programas como esse do InvAtiva, por exemplo, conseguem ajudar as startups em estágio inicial a se manterem no mercado e são fundamentais para orientar os empreendedores que desejam tirar seu negócio do papel e ter um negócio próspero.

Por fim, não podemos deixar de comentar sobre a conquista de algumas startups como Nubank ou o app de transporte 99 e Rappi, que chegaram ao patamar valioso de US$ 2 bilhões e US$ 1 bilhão, considerados hoje grandes unicórnios brasileiros. Acredito que tem mais vindo por aí. Vale ficar de olho em como esse mercado vai fechar o ano e nos preparar para o ano de 2019. Tenho certeza que boas coisas nos esperam!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: