OS DESAFIOS DE ATENDER O ECOSSISTEMA DE STARTUPS

*Por Letícia Senatti

Há exatamente um ano, eu fiz um balanço sobre as mudanças que eu queria para 2018 e me desafiar mais enquanto profissional foi um dos pontos que quis apostar. Em abril aceitei a proposta de atender o ecossistema de startups aqui na PiaR e, desde então, o aprendizado tem sido constante.

E, como grandes desafios carregam grandes responsabilidades, tive que mergulhar no ecossistema e estudar muito para ficar por dentro de tudo que estava acontecendo e, acredite, as mudanças são diárias. Tive que adotar uma nova linguagem, afinal, eu precisava saber e entender o que era “CEO”, “CMO”, “bootstrapping”, “empresas unicórnios”, “freemium” e vários outros termos que o ecossistema carrega.

As startups possuem um poder de transformação e inovação constante, e tive que aplicar isso no meu dia a dia como assessora de imprensa. Desde que entrei na PiaR, diariamente preciso me atualizar sobre quantas startups temos no mercado, as regiões com maior número e qual o segmento de atuação que mais cresce. E, um dos grandes desafios desde o começo foi entender porque esse ecossistema muda tanto.

As empresas mais tradicionais, que atendia anteriormente, tinham um fluxo mais tranquilo de pautas, pois acabava trabalhando mais as indicações de fonte, o institucional e novos projetos. Nas startups, além de divulgar esses pontos, é preciso saber quantas nascem e morrem a cada dia, e ficar atenta sobre quais serão os próximos unicórnios, por exemplo. Além disso, por contar com tantas mudanças, é preciso estar em contato constantemente com esses clientes e se colocar como parte da equipe.

Comparado com outras empresas, as startups tem no DNA a palavra aceleração e por isso, preciso estar “acelerada” para encarar todos os desafios e atender com excelência esses clientes. Como missão dada é missão cumprida, tento buscar todos os dias novos ganchos e pautas para conquistar mais resultados para os clientes PiaR e fomentar ainda mais discussões sobre esse ecossistema.

*Letícia Senatti é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, cursando Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais pela Universidade Anhembi Morumbi. Com quatro anos de experiência em Assessoria de imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente trabalha no relacionamento de cliente/imprensa na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: