Ir para conteúdo

VOCÊ SABE QUAIS FORAM OS SEGMENTOS QUE MAIS CRESCERAM EM 2018?

De acordo com a Associação Brasileiras de Startups (Abstartups), temos entre 10 e 15 mil startups no Brasil. Se fôssemos mapear por estado, São Paulo detém o maior número de startups (3.042), seguido do Rio Grande do Sul (889), Minas Gerais (837), Rio de Janeiro (730) e Santa Catarina (483). De acordo com o Sebrae, existem 6,4 milhões de estabelecimentos no país, sendo que 99% deles são pequenas e médias empresas (PMEs).

Se pararmos para fazer uma análise do ano de 2018, mesmo com a instabilidade política e econômica, tivemos vários negócios em alta, que chamaram a atenção ao longo desse período. Vimos muitas matérias sobre o ecossistema de startups como um todo, mas também falando sobre cada um desses mercados. Acredito que os segmentos que mais cresceram foram o de agronegócios (agtechs), financeiro (fintechs) e educação (edtechs).

Para 2019, tenho certeza que essas áreas a vão crescer mais e criar raízes no mercado brasileiro, mas tem outros nichos de mercado que destacaria para ficarmos de olho nos próximos meses, como é o caso das construtechs, legaltechs, healthtecs e startups focadas no setor varejista.

De acordo com uma matéria no portal YouStory, especializado em fazer análises e relatórios sobre o mercado empreendedor, em 2019 o marketing será mais personalizado e as empresas terão como desafio se aproximarem de seus clientes para desenvolver campanhas mais assertivas. Além disso, o setor de empréstimos e pagamentos ficarão mais acessíveis e customizados, as pesquisas serão feitas cada vez mais por voz e o foco será cada vez mais em dados e algoritmos.

Temos muitas coisas interessantes para acontecer ao longo desse ano e nos resta acompanhar a evolução do mercado para nos adaptar caso seja necessário. E aí, você está preparado?

*Por Juliana Gusmão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: