PORTA-VOZES: 5 EMPREENDEDORES QUE SÃO CRAQUES NISSO

Já que a lista de cinco empreendedores que são referência em comunicação fez sucesso, resolvi trazer outro tema que pode inspirar quem trabalha com startup. Dessa vez, vou listar cinco exemplos de empreendedores que são feras na arte de dar entrevista, transmitir a mensagem correta, de maneira clara e de uma forma que seja interessante para a audiência.

Nesses 14 anos de carreira como assessor de imprensa, já acompanhei centenas de clientes nos contatos com a mídia. Durante esse período, vários tiveram um desempenho somente “ok”, pouquíssimos não foram bem e a grande maioria saiu-se bem. Resumo então, nessa lista, os cinco que saíram da curva e foram espetaculares:

02

Amure Pinho

Presidente da ABStartups

Apesar da agenda corrida e da nossa luta diária para encaixar entrevistas entre outros compromissos da entidade, o Amure SEMPRE chega para falar com jornalistas com dados na ponta da língua. Além disso, a opinião dele dá, em todas as ocasiões em que acompanhei, um recorte interessante para as matérias. É um cara que dá gosto de mandar o briefing, porque ele estuda, soma com sua visão e expõe de maneira clara, concisa e relevante. Nota 10!

03

Celso Vergeiro

CEO da Adstream

O Celso é um cara que nasceu com o dom do carisma. Ele consegue causar empatia imediata até no mais frio e tímido dos seres humanos. E isso é fundamental para uma entrevista correr bem. O jornalista que se sente confortável conduz a conversa de uma maneira mais leve, tranquila, e consegue informações e opiniões que dificilmente teria se houvesse um “gelo” a ser quebrado. Postura impecável, tratando qualquer jornalista, de qualquer veículo, com educação, gentileza, respeito e simplicidade.

05

Francisco Jardim

Diretor da SP Ventures

Como principal nome à frente de um fundo de investimentos dedicado à agtech, o Francisco é muito procurado pela imprensa para falar sobre esse nicho de mercado. E isso exige dele que tenha uma visão absolutamente abrangente do segmento, falando de tendências e, principalmente, do que pode ser feito. O que o Chico tem de especial é o conhecimento sobre mercados estrangeiros e todas as ramificações aplicáveis ao mercado nacional. Suas entrevistas sempre trazem algo que o jornalista não sabia – e isso o torna fonte essencial.

Cesar Paz

Investidor de startups | Ex-CEO da AG2 Nurun

Imagine um cara que fundou uma agência digital no Rio Grande do Sul, nos anos 90, a vendeu para o maior grupo de comunicação do planeta e permaneceu à frente da operação por mais quatro anos após esse fato. Esse é o Cesar, que com essa trajetória dava entrevistas e mostrava que o CEO não é um executivo que enxerga o negócio apenas com a “visão de helicóptero”. O CP tinha profundo conhecimento de novas tecnologias, entendia como poucos no mercado publicitário dos rumos que o  digital tomaria anos à frente e era mestre na hora de promover as boas ações de seus clientes. Esse fato é importantíssimo para tornar-se referência em um segmento: conhecer absolutamente todos os detalhes da empresa que você comanda ou dirige.

02

Tatiana Pezoa

CEO da RA Trustvox

A Tati é, naturalmente, apaixonada pelo negócio que construiu. Transmitir essa paixão, acredite, não é fácil durante uma entrevista, porque pode enviesar a conversa apenas pelo lado que interessa ao entrevistado. Só que a Tati sempre teve a habilidade incrível de falar sobre o que era apaixonada, mas mostrar a opinião sincera sobre temáticas que não eram exatamente sobre a Trustvox. Jornalistas esperam isso de suas melhores fontes: contribuição em reportagens que precisam de especialistas em um mercado, e não especialistas em uma empresa.

*Com 13 anos de experiência em assessoria de imprensa, Bruno já trabalhou no atendimento de contas como BuscaPé, Fox, VivaReal, Qranio, EasyTaxi, boo-box, Samba Tech e Evernote. Já participou de grandes anúncios no mercado brasileiro e conduziu o lançamento de mais de 130 startups nos últimos 8 anos. Bruno Pinheiro é fundador da PiaR Comunicação, assessoria de imprensa de 40 startups no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.