TENDÊNCIAS DE PR PARA 2019

Com as mudanças que vem ocorrendo na imprensa, incluindo o fechamento de algumas publicações impressas, o serviço de PR tem sido cada vez mais requisitado e visto como estratégico para as empresas. Segundo a Pesquisa Mega Brasil 2018, que traça um perfil detalhado do cenário de comunicação em atividade no país, a atividade de assessoria de imprensa é responsável por 75% da demanda das agências do segmento atualmente.

Com novas abordagens e ferramentas, as empresas de PR têm buscado se atualizar e propor um plano de comunicação alinhado com as diretrizes das organizações atendidas. Para 2019, temos algumas tendências que vão guiar o nosso trabalho durante o ano. Confira!

  1. Menos release, mais sugestões de pauta

Há alguns anos, preparar um press-release e enviar para um grande mailing era garantia de publicação. Isso mudou, e muito! Com as redações cada vez mais enxutas, o envio de textos prontos por e-mail muitas vezes passa batido pelos jornalistas. Por isso, é importante prepararmos materiais mais estratégicos, como é o caso das sugestões de pauta.

Nesse material, utilizamos dados de mercado para embasar o tema proposto, com opções de entrevistados e como eles se encaixam naquele tema. Com um texto mais simples e objetivo, a ideia é que a sugestão seja desenvolvida a quatro mãos, em uma parceria entre o repórter e o assessor.

  1. Mais que assessores, consultores de comunicação

Antigamente, as assessorias de imprensa apenas divulgavam os materiais propostos pelos clientes, sem questioná-los. Hoje, temos um papel estratégico na comunicação, atuando como consultores e indicando qual é o melhor caminho a ser tomado de acordo com o objetivo da organização atendida.

Nesse contexto, é essencial que você confie no seu assessor e mantenha uma relação de troca de informações com ele. Consulte-o sempre que tiver alguma dúvida e, principalmente, quando houver mudanças dentro da empresa que afetarão diretamente a comunicação com seus públicos.

  1. Menos quantidade, mais qualidade

Ainda falando sobre estratégias, se você contratou um serviço de assessoria há alguns anos, deve ter percebido que gradualmente o número de clippings diminuiu. E isso significa que temos trabalhado menos? De maneira nenhuma! O foco de 2019 será, sem dúvidas, clippings mais qualitativos, em mídias que façam sentido para o cliente, ou seja, em veículos que sejam lidos pelo público-alvo da organização.

Um exemplo prático, não adianta conseguirmos uma grande matéria na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios se os seus clientes leem o Portal Glamour. Vamos focar juntos? Menos é mais!

  1. Integração entre o marketing e a agência de comunicação

A maioria das empresas tem um departamento de marketing, responsável por criar estratégias para aumentar as vendas de um produto ou serviço. Embora seja um trabalho totalmente diferente do feito em PR, o objetivo é o mesmo: agregar valor à sua marca ou consolidar a sua imagem no mercado. Então, por que não aproximar os responsáveis pelo marketing e pela assessoria para um brainstorming mensal? Com certeza, essa ação poderá gerar novos insights para ambas as partes!

  1. Encontros de relacionamento

Sabemos que a agenda dos empreendedores e executivos das empresas é muito concorrida, mas fazer o bom e velho networking nunca é demais. Encontros de relacionamento ainda são imprescindíveis para que os jornalistas conheçam melhor a história da criação de um negócio, diferenciais e planos para o futuro. Pode ser um café ou um almoço, tanto faz, não deixe de comparecer!

Se um jornalista disponibiliza um horário para te ouvir em meio a rotina na redação, pode ter certeza, você e sua empresa são interessantes para ele. O desenvolvimento de uma matéria pode não ser imediato, mas é uma oportunidade de ser lembrado quando surgir uma matéria que envolve o universo em que você atua.

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: