FIDELIZAÇÃO ALÉM DOS SEIS MESES: COMO CONSEGUIR?

Quando você decide abrir uma empresa, independente do segmento de atuação, além de querer que seu negócio dê certo, pensar na satisfação do cliente com o tipo de serviço que oferece é uma das preocupações de todo empreendedor. Afinal, você não quer que ele rompa o contrato ou fique pouco tempo na sua loja, mas sim que se torne fiel à sua marca.

No meio de comunicação isso não é diferente. Quando falamos em assessoria de imprensa, por exemplo, o objetivo do negócio é entregar resultados que condizem com a estratégia de cada cliente, ou seja, quanto mais alinhados tiverem, seu trabalho será melhor desenvolvido. Claro que isso engloba diversas vertentes, como qualidade no atendimento ao cliente, entendimento do seu mercado de atuação, proatividade, conhecimento dos veículos que irá abordar, entre outros fatores.

Para nós, que estamos inseridos nesse universo de comunicação e não lidamos diretamente com números tangíveis, explicar para o cliente que não conseguimos mensurar de uma forma concreta, palpável e assertiva o trabalho que realizamos é uma tarefa difícil. Muitos querem saber se o valor investido em PR compensa se comparado com os resultados que obtiveram. Por isso, estar alinhado é a melhor forma de conquistar as inserções que o cliente almeja.

Aqui na PiaR temos exemplos de como um trabalho bem desenvolvido ajudou não só a consolidar a marca no mercado, mas também na fidelização do cliente. Cases de sucesso como a Samba Tech, que são nossos parceiros desde o início da PiaR (cinco/ quase seis atrás), Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Qranio (que é nosso primeiro cliente), são empresas que apostaram na PiaR desde o início.  Juntos pudemos construir um trabalho bacana, ajudar a criar endosso e reputação da marca, torna-los referência no segmento, além de conquistar resultados relevantes.

Por fim, acredito que esses exemplos mostram como um trabalho bem feito e de acordo com as estratégias que cada um tem com PR diminui as chances de a parceria dar errado. Se você quer fidelizar seus clientes, preste atenção nos primeiros seis meses dele na sua agência e procure proporcionar qualidade, relevância e um bom atendimento. Tenho certeza que esses três pilares serão essenciais para que ele permaneça mais tempo e recomende seus serviços a outras startups e empreendedores.

 

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: