A EXPERIÊNCIA DE SER PR DE UM DOS MAIORES PROGRAMAS DE ACELERAÇÃO DE STARTUPS NO BRASIL

Acredito que todos vocês (que fazem parte do ecossistema) já o conheçam bem, mas mesmo assim vou fazer uma pequena introdução sobre o InovAtiva Brasil. Ele é um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias e conexão com potenciais investidores, clientes e parceiros.

O programa, que ganhou força nos últimos anos e apresenta muitos cases de sucesso de startups que passaram por todo o processo, oferece cursos de capacitação online em empreendedorismo inovador, mentorias individuais com investidores e executivos experientes e conexão com potenciais investidores, clientes e parceiros. Para se ter uma ideia da dimensão do InovAtiva, entre 2013 e 2018, mais de 840 startups de todas as regiões do país foram aceleradas pelo programa.

Esses números conseguem nos dar um breve panorama do desafio que é tocar a área de Assessoria de Imprensa de um programa robusto como esse. Sem falsa modéstia, posso dizer que, o que em um primeiro momento foi um ‘susto’, devido a tantas demandas e solicitações (além da, necessária) exigência, se transformou em um ótimo trabalho de PR.

Quando falamos de InovAtiva (e todos os outros programas renomados, como o StartOut Brasil – um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo), o principal desafio de PR se concentra em encontrar um denominador comum e uma linguagem e objetivos que atendam a todos os envolvidos. Nesse ponto, podemos contar com a experiência e organização incríveis que a @Priscila Zucas (linha de frente do projeto) tem aplicado o dia a dia.

Com maestria, a Pri consegue criar fluxos de comunicação eficientes, que dão agilidade aos processos e, consequentemente, geram resultados de alto impacto, em termos de mídia nacional. Além disso, temos participado de todos os eventos que rolam em São Paulo, com a participação do InovAtiva e suas startups. Isso nos dá uma gama enorme de informações e cases de sucesso para serem trabalhados depois.

Para finalizar, posso dizer, sem sombra de dúvidas, que 2019 promete bons cenários para o ecossistema de startups e fazer parte do time de PR de um dos maiores programas do país, é uma honra.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é COO na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.