DO AGRONEGÓCIO AO MARKETING: COMO ATENDER CLIENTES DE DIFERENTES NICHOS?

Sabemos que atender bem é um dos principais pilares de uma assessoria de imprensa.  De acordo com Philip Kotler, um dos principais nomes da comunicação, conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que para mantê-lo. Neste contexto, um dos grandes desafios que temos é o atendimento de contas de diversos nichos, pois cada área tem suas peculiaridades e jargões.

Aqui na PiaR, por exemplo, embora grande parte dos nossos clientes sejam startups, com foco em tecnologia e inovação, eles atuam em diferentes setores, que vão desde marketing até agronegócios e, com isso, tem expectativas distintas em relação ao trabalho de assessoria. Então, qual o segredo para prestar um serviço de PR de qualidade para contas tão distintas?

O primeiro passo é fazer uma imersão, juntamente com sua interface, para entender quais são objetivos e diferenciais da conta em relação ao mercado e aos concorrentes. Nesse momento, é importante entender se a empresa atendida tem alguma associação do setor que facilite o acesso a informações mais “quentes” e levantamentos atuais. Números novos sempre atraem a atenção do jornalista.

Além disso, é obrigação de uma boa assessoria saber quais veículos abordam determinados assuntos. E, nesse caso, pesquisar nunca é demais! Nós, como comunicadores, estamos sempre atentos a revistas, jornais, sites e blogs que têm fit com os assuntos que os porta-vozes podem abordar, seja como especialistas ou por conta da marca que representam. Nosso trabalho de busca por jornalistas nas redações é diário.

Outro ponto importante é participar de palestras e eventos onde nosso cliente está. Nessas ocasiões, conseguimos insights valiosos que podem gerar pautas interessantes. Por isso, é imprescindível que vocês avisem ao atendimento da sua conta se for palestrar ou se terá um estande em alguma feira. Sempre encontraremos um espaço na nossa agenda para acompanhá-lo!

Por fim, se você conhece alguma revista especializada que gostaria de estreitar o relacionamento, converse com seu assessor. Essa troca é muito relevante e nos ajuda a guiar o trabalho de forma a conseguir os melhores resultados de acordo com as expectativas. Sabemos que muitos clientes têm mídias sonho, afinal, quem não gostaria de ser capa da Revista Exame? Mas, somente seu assessor poderá dizer quais veículos são possíveis dentro do momento da sua empresa.

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.