Primeiramente, para ter efetividade na contratação de uma assessoria de imprensa, independente do mercado em que está inserido, seja ele B2B (business to business) ou B2C (business to consumer), é preciso entender quais são as particularidades que envolvem a comunicação de cada público.

Quando falamos sobre relacionamento cliente/imprensa, antes de começarmos a abordagem com a mídia, é preciso levar em consideração alguns pontos, como por exemplo, seu posicionamento no mercado, público-alvo, como quer ser visto, entre outros. Por meio desses dados, é possível entender e definir o perfil de comunicação de cada cliente, seja ele B2B ou B2C, e quais estratégias e veículos iremos abordar.

Claro que além de todos os pontos mencionados acima, criar conteúdos relevantes e que causem impacto positivo e uma certa atratividade não só para o jornalista que iremos abordar, mas com o público leitor, é de extrema importância. Afinal, o profissional que está do “outro lado do balcão” é a peça chave para criar um relacionamento positivo da marca com aquele veículo relevante para sua comunicação.

Aqui na PiaR, por exemplo, atendemos várias startups de diversos segmentos (agronegócio, educação, e-commerce, logística, entre outros) e aceleradoras, que de certa forma requerem uma linguagem e abordagem diferentes. Primeiro ponto que considero importante é entender qual é a prioridade de cada um com PR e traçar um planejamento específico e estratégico para conseguir entregar aquilo que ele espera.

Por fim, se sua empresa tem um budget para investir em comunicação, meu conselho é apostar em uma agência de PR que entenda, de fato, o seu negócio e esteja disposta a desenvolver um planejamento customizado para diferentes empresas. Afinal, não dá para generalizar e “prometer” entregar uma comunicação eficaz para uma empresa de agronegócio e outra de educação, por exemplo, usando a mesma estratégia. Isso ajuda os profissionais a desenvolver ações com sua empresa que vá de encontro com aquilo que mais prezamos – criar endosso e reputação para sua marca.

E aí, está esperando o que para marcarmos um bate-papo?

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com nove anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.