TUDO NOVO, DE NOVO!

Para se adequar ao novo momento do jornalismo, muitos veículos vêm se reinventando ao longo dos anos. O objetivo é simples, não perder a audiência e se adaptar ao novo modo de consumir notícias das novas gerações.  Por isso, não se desesperem! O mercado de comunicação é sempre mutável e busca sempre se modificar em prol de um bem maior: informar!

Como exemplo disso, temos a Revista Exame PME, que, há alguns anos foi descontinuada, gerando uma onda de insatisfação tanto em empreendedores, que sonhavam com a tão sonhada capa do veículo, quanto em investidores, interessados em futuramente abrir seu próprio negócio, e claro, em nós, assessores de imprensa.

Ao anunciarem que a publicação se tornaria uma seção dentro do caderno e que o online ganharia força, foi ainda pior, muitos reviraram os olhos, sem acreditar que o digital teria tanta força quanto tinha o impresso. Que engano! Hoje, podemos ver que a seção PME da Exame.com, assim como outras, tem uma audiência ótima! Além disso, a editoria dentro da Revista também é um sucesso.

Neste cenário, outra inovação foi a do Jornal Valor Econômico, que lançou no início do mês de maio um novo site sobre investimentos e educação financeira, o Valor Investe. A plataforma traz notícias, análises e simuladores de investimentos para o público “não-especialista” e que se interessa em saber sobre o tema, com uma linguagem mais acessível. Ou seja, um dos veículos econômicos mais importantes do país viu uma necessidade de mercado e se adequou a ela, criando um canal para informar interessados em economia, entendendo que isso era uma tendência. Genial!

Outro caso interessante foi o da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo, que lançou em 2016 seu app, que reúne, em uma mesma interface, matérias exclusivas sobre empreendedorismo produzidas pela marca, incluindo seu acervo e reportagens especiais com temas específicos, como: marketing, ideias de negócios, franquias, finanças, legislação e tecnologia, escolhidos a dedo para um público que gosta de consumir conteúdos na tela do celular ou smartphone.

Enfim, para continuarem competitivos no mercado, os veículos de comunicação estão se reinventando para garantir sua sobrevivência a médio e longo prazo, conquistando novos leitores. Infelizmente, os que não estão atentos às mudanças, estão fadados a sumirem do mercado. Inovar é preciso!

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com quase 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Líder de Núcleo na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: