CONSUMIDOR 4.0 – COMO AS AÇÕES DE ASSESSORIA DE IMPRENSA PODEM TE AJUDAR A CONQUISTAR ESSE PÚBLICO?

Não é novidade que nosso país ainda caminha lentamente para recuperar a credibilidade política e econômica que ficou devastada nos últimos anos. Tudo isso impacta negativamente diversos setores e também a população, que sofre com os altos índices de desemprego.

Mesmo diante de tantas dificuldades, segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, chamada de “Consumer Sentiment 8”, os consumidores brasileiros vêm recuperando o otimismo na economia. 28% se mostram esperançosos em relação à economia do país, 15% a mais que no ano passado. Tudo isso mostra um leque de oportunidades para que as empresas consigam faturar melhor e possam crescer mesmo em tempos de instabilidade, além de impactar positivamente seu público com ações diferenciadas e preços mais atrativos.

Claro que para que isso dê certo, as marcas precisam estar atentas a todas as mudanças, e não digo isso somente sobre seu mercado de atuação, mas sim sobre o comportamento dos seus consumidores. Com o uso da internet, por exemplo, as pessoas passaram a pesquisar mais e fazer comparações que antes não eram tão comuns. Já existem diversos sites que fazem isso muito bem e asseguram o cliente das melhores ofertas, lojas, sites e e-commerces. O “boca a boca” ainda existe e muitas vezes é crucial para fechar uma compra, porém as pessoas ainda se certificam se, de fato, tal empresa é idônea e cumpre com todos os requisitos que elas esperam.

Nesse contexto, o que temos que levar em consideração é que a bola da vez para ter sucesso em seu negócio está relacionada a experiência que você irá proporcionar para aquela pessoa. Esse novo perfil de consumidor está ávido por novos desafios e cada vez mais antenado a tudo que os cerca. Por isso, desenvolver ações diferenciadas para impactar seu público-alvo, melhorar sua comunicação interna e externa, facilidades na hora de adquirir um serviço ou produto, logística, entrega, entre outros, são essenciais para o negócio dar certo.

Quando falamos de assessoria de imprensa, muitas empresas ainda têm dúvidas de como o trabalho de PR pode ajudar no negócio, mas eu já te adianto que nosso maior objetivo é gerar endosso e reputação para as marcas. E isso vai de encontro com o impacto que as empresas querem ter com seu público-alvo, e com consumidores cada vez mais antenados. Portanto, ter uma comunicação robusta e completa faz com que sua marca se destaque perante os concorrentes. Afinal, eles estão a todo momento conectados e buscando por notícias e novidades. Quem está sempre na mídia leva a melhor, não acha?

Por fim, a dica que dou aqui é: saiba primeiro qual é objetivo da sua empresa para depois traçar um plano de comunicação condizente e colocar em prática suas estratégias para conquistar esse novo público, o consumidor 4.0. É um grande desafio, mas gostamos disso e estamos aqui para ajudá-lo.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com nove anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: