NOVAS OPORTUNIDADES PARA GERAR NOVAS NOTÍCIAS

No último ano vimos vários jornais e revistas fecharem as portas por falta de verba para conseguir se manter no mercado. Estamos praticamente no meio do ano de 2019, e as incertezas no mundo da comunicação ainda continuam. Não sabemos se mais outras mídias irão fechar ou se novos jornalistas serão mandados embora por causa da situação financeira que nosso país vive atualmente.

Para os empreendedores que contratam uma assessoria de imprensa com objetivo de conquistar notoriedade em algumas mídias e criar relacionamento com a imprensa, fica a dúvida – como que fica esse trabalho? Posso dizer que assim como vocês, nós assessores também lamentamos muito quando algo com essa proporção (demissão ou fechamento) acontece. Porém, como nosso trabalho envolve a criação de um bom relacionamento com jornalistas, isso nos ajuda a manter um contato especial caso o profissional ingresse em uma nova mídia.

Nos últimos meses, por exemplo, observamos o surgimento de novos canais no youtube de jornalistas renomados, sites, blogs, podcasts, entre outros. Apesar de não serem como as mídias tradicionais que os clientes desejam sempre sair, vale a pena ficar de olho para entender a movimentação e o impacto que esses novos veículos podem proporcionar.

Outro ponto que considero de extrema importância, mas que muitos ignoram é ter jogo de cintura para saber enfrentar as dificuldades e adversidades que você poderá encontrar pelo caminho. Digo isso porque um bom assessor tem que estar antenado em tudo o que acontece no mercado de atuação do seu cliente e também nas redações dos principais veículos de comunicação. Somente dessa forma você conseguirá trazer insights diferentes e relevantes para um trabalho de PR eficiente.

Esse ano, infelizmente, perdemos muito espaço para as notícias factuais. Por isso, ficar ligado a tudo que acontece é de extrema importância. Em uma situação assim, você consegue propor seu cliente como fonte para comentar sobre o assunto que está em pauta, ou emplacar uma matéria bacana. Pensar fora da caixa ajuda, e muito, o trabalho dos assessores e também traz resultados cada vez mais interessantes.

Por fim, se me cabe dar um conselho para todos meus parceiros de profissão, precisamos estar preparados sempre para não sermos pegos de surpresa. Jogue no mesmo time que seu cliente e tente propor cada vez mais novas ideias para  que o trabalho flua da melhor forma.

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com sete anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Head de Relacionamento na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: