ELAS ESTÃO INSERIDAS NOS GIGANTES!

A atuação conjunta de grandes empresas e startups já é uma realidade! Isso porque, de um lado, as corporações querem inovar para continuarem competitivas no mercado, e do outro, as startups desejam crescer e se tornarem conhecidas. Ao se complementarem mutuamente, essas parcerias só podem resultar em ótimos cases. 

Por serem mais ágeis, as startups têm buscado solucionar problemas que as mais tradicionais não conseguiam até então, sempre com muita tecnologia e inovação. Em compensação, essas novas empresas precisam entender como se manterem resilientes para que sua marca se destaque entre as demais. E isso é algo que as grandes corporações entendem muito bem!

Por isso, temos visto cada vez mais aproximações entre essas empresas. Aqui na PiaR, temos muitos clientes que estão atuando juntamente com grandes organizações em prol do desenvolvimento de ambas. É o caso da FullFace, startup especializada em biometria facial, que implementou recentemente sua solução no embarque da Gol Linhas Aéreas, no aeroporto do Galeão (RJ), em maio deste ano.

A parceria entre ambas já existe há mais de um ano, com a implementação do Selfie Check-In, um recurso que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in, disponível para todos os clientes da companhia, por meio do aplicativo da empresa no celular. A GOL foi a primeira companhia aérea no mundo a oferecer essa possibilidade aos passageiros, tanto em voos domésticos quanto internacionais.

Para oferecer ofertas cada vez mais assertivas e personalizadas, o Carrefour firmou uma parceria com a Propz, empresa que oferece soluções de CRM, inteligência analítica e big data que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo em tempo real e de forma automatizada. Por meio dessa iniciativa, o Carrefour conseguiu entender melhor o seu cliente e com isso, melhorar a jornada e experiência do consumidor.

Eleita pela FastCompany como uma das companhias mais inovadoras da América Latina, a Samba Tech ajuda pessoas e empresas a se comunicarem melhor por meio dos vídeos. Suas soluções facilitam a venda de conteúdo na internet, oferecendo um site personalizado, livre de preocupações com gastos em programação, design, questões jurídicas e com gestão de pagamento. Entre seus cases de sucesso no mercado EAD, está a parceria com a Kroton – que tem em seu portfólio marcas como a Anhanguera – e no mercado corporativo como a Play Plus, serviço de streaming.

Já a More Than Real atua com tecnologias imersivas como realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality) e realidade virtual (VR, de virtual reality), com foco principal nos segmentos de marketing e varejo em parceria com grandes empresas fez uma ação recente na Páscoa com a rede de supermercados Extra em parceria com a agência Leo Burnett.

No game “Ache os Ovos”, além da experiência de realidade aumentada que mexe com imaginário infantil, a proposta também divertia os adultos por meio de promoções exclusivas no aplicativo do programa de fidelidade da rede, o Clube Extra. No app, os clientes eram convidados a ativarem as câmeras para iniciar o game Ache os Ovos por meio de um botão especial para a data. O objetivo do jogo era o de encontrar tags premiadas espalhadas por todas as lojas da rede, que era visível somente por realidade aumentada pela câmera do celular. Caso a tag premiada fosse encontrada, o coelhinho da Páscoa Extra comemorava com uma dança e entregava o banner com descontos da linha de chocolates Lacta.

Embora tenhamos muitos cases de sucesso, tanto entre nossos clientes quanto no mercado em geral, é importante pensar em alguns pontos. Se você tem uma startup, é preciso entender de que forma a parceria contribuirá para o seu negócio e vice-versa. Existem várias formas de se unir a uma grande corporação, como programas piloto, parcerias comerciais, corporate venture, entre outras.

Vale estudar juntamente com a organização parceira qual seria o melhor caminho para que ambas tirem proveito da ação. Bons negócios!

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: