INICIATIVAS TECNOLÓGICAS SÃO MUITO BEM-VINDAS NO JORNALISMO

No último dia 06 de junho, foi realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, a terceira edição do Google For Brasil, evento realizado com o objetivo de ajudar os brasileiros a aproveitar ao máximo as oportunidades que a internet pode oferecer.

Nessa edição foram apresentadas algumas novidades que têm a premissa de fortalecer o ecossistema de jornalismo em nosso país. Quem atua na área sabe que as transformações digitais dos últimos anos têm impactado diretamente nossas atividades e ainda há muita incerteza sobre o que deve rolar nos próximos anos.

O Google News Initiative anunciou um investimento de R$ 2 milhões em associações e consórcios de mídia em nosso país e os valores devem ser aplicados em prol de benefícios para jornalistas de todo Brasil, como o Projeto Comprava, que é uma iniciativa que reúne 24 empresas de mídia que tentam descobrir e investigar informações inventadas durante a campanha presidencial de 2018, ou seja, um projeto contra as chamadas fake News.

Há também o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), que irá liderar a próxima fase do Projeto Credibilidade, um consórcio de mídia que constrói padrões para identificar o jornalismo de qualidade on-line. Já a Associação Nacional dos Jornais (ANJ) receberá investimento para trazer uma série de webinários e conteúdo para melhorar o fluxo de trabalho e o negócio de redações em todo o Brasil.

O Google News Initiative também deseja incentivar a criação de novos meios midiáticos e aportará R$ 1 milhão em cada projeto selecionado. As inscrições incluem todo tipo de empresa jornalística, como os nativos digitais, startups, ONGs, veículos tradicionais, canais de televisão e freelancers. Por fim, essas são apenas algumas das ações e iniciativas que temos visto no mercado nacional para manutenção e evolução dos meios jornalísticos. Claro que não há certeza sobre nada, mas não podemos deixar de esperar o melhor e ficarmos de olho nas novidades que virão.

*Renniê Paro é jornalista formada desde 2008 na Universidade Paulista, com pós-graduação em Comunicação Organizacional na FMU. Com mais de 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é COO na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: