FÉRIAS EDUCATIVAS E TECNOLÓGICAS

Finalmente chegaram as férias escolares! Com ela, os pais têm que se desdobrar para pensar em atividades que agradem os pequenos. É inevitável conseguir fugir da tecnologia por muito tempo, afinal, a nova geração é hiperconectada e já está acostumada a presença de smartphones, tablets e computadores no dia a dia.

Por isso, já existem no mercado alguns aplicativos que promovem o contato saudável dos pequenos com os dispositivos nas lojas de apps para iOS e Android. Com conteúdos adequados para crianças, esses apps incentivam o desenvolvimento cognitivo e motor da criança de forma divertida, aliados a temáticas educativas. Confira alguns exemplos!

Kidsa: Único aplicativo no Brasil que fornece curso de inglês completo na primeira infância, voltado para a Geração Alpha, nascida a partir de 2010 e inserida no meio digital desde o nascimento. Oferece 12 níveis de evolução, 72 módulos e certificação em 4 níveis de aprendizado. O conteúdo do Kidsa é produzido por educadores, professores de línguas e profissionais especializados no entretenimento infantil.

Qranio: é uma plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a se envolver com conteúdos educacionais em todos os momentos. Por meio de um quiz livre, mas muito assertivo, é possível aprender de maneira mais leve. Além disso, no aplicativo também existem as trilhas de aprendizado, entre elas a do ENEM, que possuem um método de espaço e repetição para aproveitar ao máximo o efeito de espaçamento e validam o que foi aprendido com testes que visam fortalecer o conhecimento, antes que o usuário venha a esquecer. O Qranio recompensa os usuários a cada resposta correta com moedas virtuais de conhecimento (os Qi$), que podem trocadas por prêmios reais na loja virtual do app e está disponível gratuitamente para Android e iPhone.

Lumenbox – Visando unir o mundo dos Games e dos Livros para criar uma nova experiência de aprendizado interativa e sensorial, a startup acelerada pelo InovAtiva Brasil criou os Gamebooks. Com eles é possível aprender história, ciências, anatomia e muitas outras matérias de forma divertida e instigante. Para virar a página do e-book, por exemplo, é preciso passar por desafios relacionados ao conteúdo que está sendo estudado. Todos os dados obtidos com o uso do Gamebook são guardados pelo aplicativo e utilizados para alimentar relatórios de desempenho do estudante, auxiliando professores, pais e tutores a acompanharem a evolução do aluno em diferentes disciplinas.

ZooMoo – Plataforma para mobile do canal infantil ZooMoo, disponível para Android e iOS. Com interface simples e divertida, o aplicativo é gratuito e disponibiliza games e conteúdos educativos sobre animais e natureza. A criança consegue explorar sobre cada animal, identificar quais são raros, comuns, ameaçados de extinção, além de saber o que comem e com o que alimentam seus filhotes. Também conta com vídeos e sons dos animais, além de permitir que a criança colecione figurinhas. Mesmo sem internet é possível acessar o conteúdo. Os pais podem controlar o tempo de uso e acompanhar o aprendizado da criança.

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.