ROTEIRO DE SUCESSO!

Se você já possui ou contratou alguma vez um serviço de assessoria de imprensa, deve ter ouvido a seguinte frase “vocês produzem pesquisas?”. Nós somos adoramos uma boa pesquisa, pois ela nos dá possibilidades diversas de divulgação, como negociar uma exclusiva com um veículo de grande audiência, o recorte de algum dado para fomentar uma sugestão de pauta, um gancho para um encontro de relacionamento com um jornalista estratégico, enfim, todo amor do mundo por essa ferramenta!

Porém, fazer uma análise aprofundada sobre um setor, um grupo ou uma tendência nem sempre é fácil e demanda tempo, uma equipe dedicada e conhecimento de mercado. Muitas empresas, inclusive, optam por realizar parcerias com outras organizações que sejam especializadas no assunto na hora de produzir um material como esse.

Porém, se você está interessado em preparar uma pesquisa, existem alguns pontos chave que devem ser levados em consideração. Primeiramente, é essencial definir o público-alvo e seus objetivos com ele, pois somente dessa conseguimos definir os próximos passos. Nesse primeiro momento, é necessário coletar as informações básicas como faixa etária, sexo, faixa salarial, entre outras. É aqui que vamos entender o perfil dos respondentes.

A partir disso, temos que definir como faremos a coleta de informações. Existem dois métodos comumente utilizados, o primeiro é a metodologia qualitativa, onde o entrevistado pode responder livremente as questões propostas pelo pesquisador, que deve fazer uma análise em relação as opiniões expostas por ele para chegar a uma conclusão. O preceito da pesquisa qualitativa é que não mensurar, é sim levar em consideração cada informação.

O outro método é o quantitativo, que tem por objetivo obter números, como o próprio nome já diz. Normalmente, são perguntas fechadas que tem múltiplas escolhas e facilitam na hora de mensurar os resultados. Essa é a melhor forma de preparar um material para que possamos divulgar, uma vez que são gerados números que nos ajudam a comprovar uma teoria ou uma tendência.

Aqui na PiaR, temos alguns exemplos de empresas que realizam pesquisas incríveis que nos ajudam a embasar matérias, é o caso da NeoAssist, única plataforma omnichannel para atendimento ao cliente do mercado brasileiro, que prepara diversos estudos envolvendo seu setor, e da Konduto, primeira empresa do mundo a monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile, que desenvolve levantamentos mostrando como fraudes podem ser prejudiciais tanto para consumidores como para lojistas virtuais.

Com pesquisas de mercado eficazes, além de uma empresa conseguir obter informações valiosas sobre seu mercado, concorrentes, clientes e perspectivas para os próximos anos, também é possível conseguir uma exposição interessante em mídias de grande audiência por meio de sua assessoria de imprensa.

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Líder de Núcleo na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: