DEPOIS DA ADMIRAÇÃO, COMO É QUE FICA?

No início, o trabalho de assessoria de imprensa segue uma estratégia muito simples, tornar o cliente conhecido. Para isso, nosso planejamento é focado em cadência, ou seja, resultados em diversas mídias e segmentos com o objetivo de atingir os mais diversos públicos alvo da sua startup. Aqui na PiaR, sempre focamos em resultados qualitativos, claro! Porém, aproveitar todas as oportunidades geradas pelo seu assessor nesse momento é algo imprescindível.

Ao tornarmos uma marca conhecida no mercado, vem a dúvida do cliente, e agora? Quais são os próximos passos? Preciso continuar o trabalho de assessoria de imprensa? E a minha resposta é: Claro que sim! E eu vou explicar o porquê, incluindo cases de sucesso aqui na casa.

Ao conquistarmos o tão sonhado reconhecimento de marca, é necessário continuar alimentando os jornalistas com notícias relevantes sobre a sua empresa, afinal, se você sumir do radar, todo o trabalho feito até então irá por água abaixo. Por isso, a partir desse ponto, as nossas divulgações mudam um pouco. Se antes o foco era aproveitar todas as oportunidades, agora a ideia é unirmos PR às metas da sua empresa.

Por exemplo, se seu foco para o próximo ano é ser conhecido dentro do segmento de tecnologia para gerar novos negócios, vamos voltar nosso trabalho para essa editoria, sugerindo pautas e encontros de relacionamento aos jornalistas que cobrem o setor. Ou seja, nosso objetivo não será mais gerar cadência e sim, sermos assertivos em prol de resultados que estejam ligados diretamente a meta da startup.

Aqui na PiaR, temos dois clientes que estão neste patamar. Um deles é a Qranio, plataforma mobile que tem como objetivo tornar o aprendizado algo divertido para todos. Nos últimos meses, o nosso foco com eles é fomentar pautas dentro do setor de Recursos Humanos, uma vez que a utilização do app para treinamentos para colaboradores têm sido o principal foco deles para este ano.

Outro exemplo é a Konduto, primeira empresa do mundo a monitorar todo o comportamento de navegação e compra de um usuário em uma loja virtual ou aplicativo mobile. Atualmente, temos focado em pautas sobre segurança da Black Friday, o principal know-how da marca, aproveitando também preocupação dos varejistas e dos consumidores com suas compras nesta época. A divulgação de estudos exclusivos também tem sido parte das nossas estratégias com eles.  

Portanto, ter uma assessoria de imprensa é essencial para se manter na mídia, independente do estágio do seu negócio. O importante é ter em mente que as estratégias utilizadas para cada fase são diferentes e devem ser pensadas à quatro mãos.

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.