CRIE RÁPIDO, FALHE RÁPIDO E TENHA PACIÊNCIA!

Sabemos que o mundo está mudando constantemente e no universo das startups isso é mais rápido ainda, com empresas surgindo a todo momento com soluções cada vez mais disruptivas e tecnológicas. Com esse mercado a todo vapor, também vemos alguns casos de empreendedores que tiveram alguns “insucessos” ao longo da trajetória e… tudo bem, acredite!

Seja por conta do momento do mercado, que não está preparado para um produto ou serviço tão inovador, ou por uma novidade que não estava 100% completa ao ser lançada e apresentou diversas falhas ao longo de sua utilização, enfim…algumas ideias simplesmente não “vingam”. E o que fazer nesses casos? Simples (ou nem tanto!), seja resiliente…crie rápido, falhe rápido e tenha paciência!

Calma, saiba que isso acontece nas “melhores famílias”. Até Steve Jobs, que está entre os maiores empreendedores de sucesso do mundo, acumulou alguns erros ao longo de sua história (inclusive, Jobs acabou sendo demitido de sua própria empresa!). Um exemplo disso foi o lançamento do computador G4 Cube, que foi um fracasso nas vendas por conta de seu alto valor de mercado, levando a Apple a ter um prejuízo de US$ 247 milhões no primeiro trimestre de 2001, ano em que Jobs retornou à empresa.

Por isso, meu caro empreendedor, se você está vendo que seu produto ou serviço não está caminhando bem, mude de plano! Se seu sonho realmente está em empreender, não desista. Se você precisa de uma mãozinha para dar uma virada no seu negócio, existem alguns programas e plataformas de incentivo ao empreendedorismo, inclusive ligados ao governo, e que podem te ajudar nesta tarefa.

Um deles é o InovAtiva Brasil, programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2018, mais de 2000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e 840 delas chegaram à fase de apresentar seus projetos em bancas presenciais com investidores.

Caso você precise entender melhor sobre seu mercado de atuação, frequente feiras, workshops e eventos do seu setor. Fazer networking com pessoas envolvidas no mesmo segmento que sua empresa pode ser a chave para o sucesso. Quando aprofundamos nossas relações com todas as pontas de um setor, isso nos permite detectar novas ideias e encontrar parceiros.

Um exemplo de iniciativa que tem ajudado empreendedores é a São Paulo Tech Week, um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo. Organizado pela SP Negócios, a agência de Promoção de Investimentos e Exportações do município, o evento está em sua quinta edição este ano e será realizado entre os dias 23 e 29 de novembro por toda a capital paulista.

A edição deste ano tem como tema central a inovação e as transformações sociais em diferentes áreas, e promete movimentar a cidade de São Paulo. A programação conta com mais de 300 eventos e mais de 60 temáticas, incluindo inovação, IoT, internacionalização, sustentabilidade, diversidade, atração de talentos, transformação digital, Indústria 4.0, lawtech, criptomoedas, UX/UI, criatividade e tecnologia.

Por isso, se você falhou, primeiramente, é entender aonde e o porquê. A partir disso, você poderá traçar uma nova rota, com novos objetivos. O importante é que isso seja feito de forma rápida. Nada de chorar pelo leite derramado, como diriam nossas avós. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

*Bruna Sant’Anna Froner é Relações Públicas formada desde 2009 pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 10 anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Equipe na PiaR Comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.